🎙 Férias à vista e um novo episódio do TEATRA para ouvir.
Catarina Requeijo é a convidada desta quinzena. Atriz, encenadora e, nos últimos 10 anos, uma das vozes do Boca Aberta — o projeto para a infância do D. Maria II — que também se fez à estrada e, em 2025, viaja pelos concelhos de Lagos, Ourém e Ponte de Lima.
Uma conversa em torno do trabalho das artes performativas com e para crianças. E como estas, enquanto público, reagem de forma imediata e sincera, sem muros no pensamento.
Mas há muito mais para descobrir neste episódio, disponível para escuta no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestões culturais por todo o país:
- Festival Ocupar a Velga, em Valezim, Seia, Serra da Estrela, de 4 a 9 de agosto
- Projeto ‘Ao Largo’, da Companhia Mascarenhas Martins
- Projeto ‘Lavrar o mar’ da Madalena Vitorino e do Giacomo Scalisi, em Aljezur
- O projeto ‘Comédias do Minho’
- A programação da Albardeira Associação Cultural, em Ourém
--------
59:06
--------
59:06
Mark Deputter | #133
🎙Esta quinzena de junho traz o verão e um novo episódio do TEATRA.
Mariana Maia de Oliveira recebe Mark Deputter, diretor artístico da Culturgest, com uma longa carreira em Portugal, onde liderou vários projetos e instituições dedicados à criação contemporânea.
Neste episódio fala-se da profissão, das artes performativas e de quem assiste a espetáculos. Para Mark Deputter, é fundamental compreender como dialoga o público com a proposta artística, uma vez que «os programadores não vivem numa bolha e, numa área como as artes, é extremamente importante perceber o que o público pensa e como reage, porque isso também nos ajuda a pensar sobre as obras de arte que apresentamos», conta a Mariana Maia de Oliveira.
Se, por um lado, as artes do espetáculo são efémeras, por outro, proporcionam experiências que permanecem na memória — e é com essas memórias e diálogos que se pode construir algo duradouro.
Sugestões culturais:
- O espetáculo ‘Reparations Baby!’, de Marco Mendonça
- A nova criação de Raquel André e Tonan Quito, ‘Começar tudo outra vez'
- Novo espetáculo de Marlene Freitas que irá abrir o Festival d'Avignon 2025, ‘NÔT’
--------
56:06
--------
56:06
Joana Duarte | #132
🎙O novo episódio do TEATRA já está no ar. Nesta quinzena, Mariana Maia de Oliveira recebe Joana Duarte, designer de moda e criadora da marca BÉHEN — que, nos últimos anos, passou também a assinar figurinos de espetáculos no D. Maria II.
A história da BÉHEN — que significa “irmã”, em hindi — é o fio condutor para conhecermos o percurso da sua criadora, que começa no seio familiar, ao deparar-se com o enxoval, os baús e as gavetas da avó, passados a ela e às irmãs.
"Como é que eu traduzo tudo isto num projeto com impacto positivo", numa indústria tão agressiva como a da moda?
Para Joana Duarte, é impensável criar uma peça que não traga consigo uma bagagem emocional ou uma história associada ao material.
Uma conversa que se cose em torno da tradição, da recuperação de técnicas ancestrais e da procura de uma nova relação com o que não é novo.
O TEATRA está disponível no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestão Cultural:
📖 "O Botequim da Liberdade", de Fernando Dacosta
--------
57:49
--------
57:49
Gaya de Medeiros | #131
🎙Gaya de Medeiros é a convidada do novo episódio do TEATRA. Numa conversa sensível e generosa, a artista reflete sobre a ideia de família e parentalidade em casais trans, sobre as expetativas de gerar um bebé no contexto atual, confessando a Mariana Maia de Oliveira que se posiciona no espectro menos otimista, porque “o mundo não vai ser um lugar tão hospitaleiro para a criança que vem”. São reflexões que estão nas bases do espetáculo vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço, 'Corre, bebé!', que estará em cena na Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (Lisboa), em junho.
Falou-se também da pertinência de certos cortes — umbilicais — para ser possível avançar e criar acasos de recomeço, das oportunidades que surgem quando ocupamos outros lugares, e também dos desafios artísticos - como o de ampliar questões subjetivas à escala universal.
Um episódio poético e íntimo, para ouvir no Spotify, SoundCloud, Apple Podcasts ou YouTube.
Sugestões culturais:
📃 O poema 'Tudo', de Marcos Visnadi
📖 O livro "As malditas", de Camila Sosa Villada
--------
58:20
--------
58:20
Isabel Ruth | #130
🎙Na nova quinzena do TEATRA, recebemos Isabel Ruth, que é da dança, do teatro, do cinema, da música… do mundo.
Uma conversa inspiradora sobre a vida, a sua finitude e tudo o que existe pelo meio: o fascínio pela juventude e pela inocência, o pouco tempo que temos para viver o dia a dia, e como escolhemos estar no presente, em plenitude.
Falou-se do que move o ser humano, daquilo que nos transcende e da busca por ‘essa coisa que é linda’.
O tempo é a palavra de ordem neste episódio conduzido por Mariana Maia de Oliveira que nos guia pela vida da artista: do início na dança — tendo estudado na Royal Ballet School, em Londres — à estreia em palco com ‘O Marinheiro’, de Fernando Pessoa, e ao seu início no cinema com ‘Os Verdes Anos’, de Paulo Rocha.
Um episódio para ouvir com calma, e para entrar na dimensão única de Isabel Ruth.
Sugestão cultural:
🎧Máximo Francisco
Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre a cultura, o teatro e as pessoas que o fazem.