🎙️ Mariana Maia de Oliveira recebe o artista, performer e investigador Ritó Natálio no mais recente episódio do TEATRA.
O caminho de pesquisa para o espetáculo “Rito de Transição: Corpo T”, que será apresentado em dezembro, na Sala Estúdio Valentim de Barros, em Lisboa, serviu como ponto de partida para uma conversa que cruza arte e criação, investigação e ciência.
Como construir um espetáculo dedicado a processos de transição – corporal, hormonal, social – e, simultaneamente, abordar a transição ecológica?
Ritó parte de processos de tradução expandida, um conceito central no seu trabalho, ao transpor elementos do espaço laboratorial e dos saberes científicos para uma linguagem poética, literária, performativa.
Reflete-se sobre a transição entre idades e gerações, a transmissão de ideias, e a aproximação entre arte e ciência, criação e educação.
O episódio completo já está disponível no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestões culturais:
📖 “Las malas”, de Camila Sosa Villada
📖 “Hormonal Theory: A Rebellious Glossary”
--------
58:27
--------
58:27
Ana Sofia Martins | #136
Em tempo de pausas e recomeços, o novo episódio do TEATRA convida-nos a escutar Ana Sofia Martins, modelo, atriz e apresentadora.
Nesta conversa, fala-se de recomeços, da capacidade de adaptação e de (novas) vontades: o regresso aos estudos depois de 20 anos de trabalho, o início de um novo processo criativo — escrever aquilo que lhe vai na alma — e o desejo de perceber até onde a podem levar as suas palavras.
Recorda o percurso na moda, iniciado ainda na adolescência, na vibrante cidade de Nova Iorque; os desafios enquanto apresentadora; e como a representação virou, inesperadamente, o seu mundo. Fala também da importância de parar, recuar e fazer reset, como forma de lidar com os desvios do caminho e de continuar, mesmo quando não há alternativa.
Nesta hora de conversa, feita de partilhas íntimas e honestas, há muito para descobrir.
Sugestões culturais:
📖“Da próxima vez, o fogo”, de James Baldwin
📖 “Se Me Quiseres Conhecer”, de Samuel Borges
🎭 “Reparations Baby!”, de Marco Mendonça
--------
59:41
--------
59:41
Carlão | #135
Carlão é o convidado do novo episódio do TEATRA. O músico, bem conhecido do público português, conversa com Mariana Maia de Oliveira sobre a passagem do tempo, a propósito dos seus (quase) cinquenta anos, e como tanta coisa mudou nas últimas décadas, sobre como consumimos e escutamos música, sobre a escrita de canções (quase terapêutica), a parentalidade e os desafios que ela hoje levanta.
Numa viagem pela vida e carreira do músico, há 1 hora de conversa para descobrir.
Sugestão cultural:
🎞 Filme: ‘Ama de Cabo Verde’
--------
55:59
--------
55:59
Catarina Requeijo | #134
🎙 Férias à vista e um novo episódio do TEATRA para ouvir.
Catarina Requeijo é a convidada desta quinzena. Atriz, encenadora e, nos últimos 10 anos, uma das vozes do Boca Aberta — o projeto para a infância do D. Maria II — que também se fez à estrada e, em 2025, viaja pelos concelhos de Lagos, Ourém e Ponte de Lima.
Uma conversa em torno do trabalho das artes performativas com e para crianças. E como estas, enquanto público, reagem de forma imediata e sincera, sem muros no pensamento.
Mas há muito mais para descobrir neste episódio, disponível para escuta no Spotify, Soundcloud, Apple Podcasts e Youtube.
Sugestões culturais por todo o país:
- Festival Ocupar a Velga, em Valezim, Seia, Serra da Estrela, de 4 a 9 de agosto
- Projeto ‘Ao Largo’, da Companhia Mascarenhas Martins
- Projeto ‘Lavrar o mar’ da Madalena Vitorino e do Giacomo Scalisi, em Aljezur
- O projeto ‘Comédias do Minho’
- A programação da Albardeira Associação Cultural, em Ourém
--------
59:06
--------
59:06
Mark Deputter | #133
🎙Esta quinzena de junho traz o verão e um novo episódio do TEATRA.
Mariana Maia de Oliveira recebe Mark Deputter, diretor artístico da Culturgest, com uma longa carreira em Portugal, onde liderou vários projetos e instituições dedicados à criação contemporânea.
Neste episódio fala-se da profissão, das artes performativas e de quem assiste a espetáculos. Para Mark Deputter, é fundamental compreender como dialoga o público com a proposta artística, uma vez que «os programadores não vivem numa bolha e, numa área como as artes, é extremamente importante perceber o que o público pensa e como reage, porque isso também nos ajuda a pensar sobre as obras de arte que apresentamos», conta a Mariana Maia de Oliveira.
Se, por um lado, as artes do espetáculo são efémeras, por outro, proporcionam experiências que permanecem na memória — e é com essas memórias e diálogos que se pode construir algo duradouro.
Sugestões culturais:
- O espetáculo ‘Reparations Baby!’, de Marco Mendonça
- A nova criação de Raquel André e Tonan Quito, ‘Começar tudo outra vez'
- Novo espetáculo de Marlene Freitas que irá abrir o Festival d'Avignon 2025, ‘NÔT’
Quinzenalmente, Mariana Maia de Oliveira recebe um convidado para uma conversa sem guião. TEATRA é o novo verbo do D. Maria II que traz mais espaço para conversar e pensar sobre a cultura, o teatro e as pessoas que o fazem.