Omissões no cozido levam a tragédias, mas também chamar cozido a uma pilha de carnes, enchidos e legumes aleatórios não devia ser chamado de cozido à portuguesa, mas é o que muitos restaurantes servem por 12 euros. Para se comer um cozido de excelência é preciso esperar pelo tempo certo, quando as matanças do porco começam e aguardar que o frio curta as carnes, lembra Ricardo Felner. “O cozido deve ter carnes salgadas e fumados”, afirma. Qual é o segredo de um bom cozido? E qual é o tempo do cozido à Portuguesa? Ricardo Felner mergulha no caldo de um dos pratos mais típicos portugueses e dá-nos dicas importantes para usar na altura de escolher (ou cozinhar) esta iguaria e diz-nos também onde comeu os melhores cozidos da sua vida.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
6:28
--------
6:28
Ainda se bebe demasiado álcool em Portugal?
Está disposto a sofrer pelo momento? Quando se bebe qualquer tipo de bebida alcoólica é isso que acontece. Ricardo Dias Felner vai buscar os dados e explica-nos porque é que este flagelo não vai desaparecer. Portugal é o campeão do consumo de bebidas alcoólicas e isso reflete-se também na produção: somos o 5º maior produtor da Europa. Pode-se até dizer que beber álcool é cultural: “vai mais um copinho? É só mais um”. Mas este é um flagelo que assola famílias e entope o SNS. Estamos mesmo dispostos a sofrer por um momento de prazer? O álcool é aceite pela sociedade e o seu consumo até parece que é encorajado. Mas será que isso vai mudar? Os estudos indicam que o consumo de vinho está a diminuir, mas será que haverá outra bebida para o substituir?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
5:43
--------
5:43
O peixe de aquacultura é mesmo inferior ao peixe de alto mar? Conversa com Pedro Bastos, fornecedor do peixe dos restaurantes Michelin
Pedro Bastos é o fornecedor de peixe e marisco dos melhores restaurantes de Portugal de do mundo. Só lá fora existem 50 restaurantes que direta ou indiretamente contam com os serviços do “peixeiro dos chefes Michelin”, como é conhecido. Ricardo Dias Felner entrevista o empresário que trata o peixe por tu. Mesmo comprando em lota, Pedro Bastos sabe distinguir um peixe tratado de forma exemplar pela cor dos olhos, pelo rigor mortis e pelo cheiro. A sua empresa Nutrifresco é responsável pela distribuição de peixe aos melhores restaurantes do mundo. Se alguém em Toronto quiser peixe fresco em menos de 24h, Pedro Bastos consegue assegurar. Nesta conversa com Ricardo Felner, Pedro Bastos faz um relato do estado atual do peixe, quais os peixes mais caros (e os que ninguém parece ligar muito) e partilha também qual é o seu peixe favorito.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:04:07
--------
1:04:07
Especial ao vivo no Tribeca: qual é o papel das “neo-tascas” na valorização da comida portuguesa?
Não há nada mais típico que uma tasca: local de convívio informal e comida despretensiosa, com “copos de três” e balcão corrido. O fenómeno das “neo-tascas”, restaurantes que se inspiram nesse conceito de comida portuguesa com um twist, continua a tradição mas com um requinte diferente e lista de espera a condizer. Serão as “neo-tascas” o último reduto destes pratos tradicionais e trabalhosos? Oiça esta conversa bem condimentada e conduzida por Ricardo Dias Felner, gravada ao vivo no festival Tribeca Lisboa a 1 de novembro.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
43:41
--------
43:41
O fenómeno Honest Greens: comida saudável e de qualidade ou apenas uma moda passageira?
Sempre que abre um Honest Greens, a fila estende-se para lá da rua que acolhe cada franchise desta marca espanhola que promete comida saudável, sem gorduras e amiga do ambiente. Será que o “hype” é justificado? Ricardo Felner foi experimentar o Honest Greens de Alvalade e ficou fã do húmus. E o resto? No Honest Greens de Alvalade, comia-se húmus de pistácio e vitela chimichurri com a mesma alegria com que em tempos o grão servia para acompanhar o bacalhau e o bife afogava-se na molhanga do bitoque e o abacate era uma fruta que íamos provar ao mexicano de ano a ano.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Com dois ou três truques, toda a gente consegue fazer os melhores ovos mexidos domundo, as melhores batatas fritas ou o melhor bife. Às vezes, a diferença entre uma comida sublime e comida má está só na quantidade de manteiga, na variedade da batata ou no momento em que pomos o sal no bife.
Ricardo Dias Felner, aka O Homem que Comia Tudo, diz-lhe tudo sobre cozinha e restaurantes no podcast mais saboroso do Expresso. Novos episódios todas as quintas-feiras.