Saltar para o conteúdo
PodcastsArteO Homem Que Comia Tudo

O Homem Que Comia Tudo

Ricardo Dias Felner
O Homem Que Comia Tudo
Último episódio

111 episódios

  • O Homem Que Comia Tudo

    Sugestão de Verão: Daniel Oliveira conversa com Ricardo Dias Felner. E se a cozinha portuguesa não for assim tão boa? [dezembro de 2024]

    14/08/2026 | 1h 21min
    Reedição do arquivo de podcasts do Expresso. Episódio publicado originalmente em dezembro de 2024, do “Perguntar Não Ofende”. podcast de Daniel Oliveira.
    Os portugueses até podem suportar que se diga que os seus descobrimentos foram, em grande parte, uma história de crimes que deixou como grande legado a maior transferência populacional forçada intercontinental. Até podem suportar que insultem Vasco da Gama ou Cristiano Ronaldo. Haverá sempre alguns, mesmo que sejam uma minoria, que acompanharão estas críticas. O que os portugueses não aceitam, e aqui o consenso aproxima-se da unanimidade, é que ponham em causa a sua gastronomia. Em julho de 2015, houve quem dissesse pior do que isso. Alguém se atreveu a escrever que a nossa cozinha era mesmo a pior do mundo. O conhecido crítico britânico de restaurantes Giles Coren escrevia, no “The Times”, a maior ofensa que um português pode ouvir. A reação dos leitores portugueses foi semelhante a um tsunami de ódio, deixando insultos e até ameaças de morte. No Twitter, Coren até perguntou se havia algum dispositivo para silenciar, naquela rede, um país inteiro, tal a dimensão viral da indignação. Cinco anos depois, quando o jornalista Ricardo Dias Felner escreveu, aqui no Expresso, um texto com um título provocatório: “E se a cozinha portuguesa não foi a campeã do mundo?”. De forma racional, desapaixonada e rigorosa, ajudava a desmontar alguns mitos sobre o que comemos. E, acima de tudo, sobre o que os estrangeiros acham do que comemos. Sim, é verdade, não adoram. A maioria acha a nossa gastronomia apenas moderada ou razoável. Poucos veem a Portugal por causa dela. Muito acham pouco variada, sensaborona, pouco atrativa. Ela está ausente de quase todos os rankings internacionais. Porque a vendemos mal. E provavelmente vendemo-la mal porque, com a boca cheia de orgulho, achamos que se chega a si mesma.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • O Homem Que Comia Tudo

    Os mais ouvidos de 2026: Sabe onde comer a melhor pizza de Portugal? Oiça este episódio

    13/08/2026 | 6min
    Um dos episódios mais ouvidos de 2026 levou-nos até à melhor pizzaria de Portugal. A febre das pizzarias parece ter aterrado em Portugal por volta de 2010 e Ricardo Felner comeu muitas delas. Agora não tem dúvidas, sabe perfeitamente qual é a melhor pizzaria de Portugal (‌e não fica em Lisboa).
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • O Homem Que Comia Tudo

    Os mais ouvidos de 2026: Gosta de pão com manteiga? Se calhar é melhor repensar esse prazer

    06/08/2026 | 6min
    Recorde este episódio do podcast O Homem Que Comia Tudo sobre o problema de comer hidratos de carbono, segundo a ciência.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • O Homem Que Comia Tudo

    A magia de uma oliveira ancestral, a árvore milenar que nos dá sombra e azeite

    30/07/2026 | 6min
    Ao longo dos últimos 30 anos, políticos, burocratas europeus, latifundiários boçais e agrónomos de ocasião, gente a mando de multinacionais espanholas e portuguesas, têm promovido a substituição do olival tradicional por plantas precárias que fazem azeite com pouco sabor. E há uma árvore em particular que está a desaparecer à custa disso. A mais portuguesa de todas. A mais resistente de todas. A mais antiga de todas. A Galega.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
  • O Homem Que Comia Tudo

    Receitas para festas de aniversário: esqueça os croquetes e os salgadinhos

    23/07/2026 | 6min
    Festas com amigos podem ser uma boa oportunidade para cozinhar coisas diferentes e fugir ao sortido de salgados da praxe. Ricardo Felner dá-nos a receita de um cherne no forno com um molho verde (que pode servir para outros pratos), um lombo chinês e dá ainda sugestão de vinho para acompanhar. Em época estival, nada como perder um bocado de tempo na cozinha para brindar os amigos com pratos incríveis.
    See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mais podcasts de Arte
Sobre O Homem Que Comia Tudo
Com dois ou três truques, toda a gente consegue fazer os melhores ovos mexidos domundo, as melhores batatas fritas ou o melhor bife. Às vezes, a diferença entre uma comida sublime e comida má está só na quantidade de manteiga, na variedade da batata ou no momento em que pomos o sal no bife. Ricardo Dias Felner, aka O Homem que Comia Tudo, diz-lhe tudo sobre cozinha e restaurantes no podcast mais saboroso do Expresso. Novos episódios todas as quintas-feiras.
Sítio Web de podcast

Ouve O Homem Que Comia Tudo, Foodie e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v8.14.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 8/16/2026 - 10:56:19 AM