Para Gilberto, a poesia não é apenas literatura: é uma forma de estar no mundo, de pensar e de sentir, de abrir espaços de reflexão e de emoção. "O Silêncio das Máquinas" traz ao papel os dois mundos que o preenchem: a literatura e a comunicação, e deixa-nos um retrato cru, desiludido da realidade do mundo...
--------
4:17
--------
4:17
Este Poema (Inédito) - Anthero Monteiro
Anthero Monteiro (n. 4 de abril de 1946, fal. 5 de abril de 2022) foi um poeta e professor natural de São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade do Porto e mestre em Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro, dedicou-se à escrita, ao ensino, à cultura e à divulgação poética por toda a vida. Foi diretor da Biblioteca Pública da sua terra natal por quase quatro décadas, coordenando tertúlias como a “Onda Poética” em Espinho e “Quarto Crescente” em São Paio de Oleiros, além de ter sido responsável por inúmeras iniciativas culturais de incentivo à leitura e poesia. Publicou mais de dez livros de poesia — incluindo infantojuvenis —, mereceu prémios como o Manuel Laranjeira (2004) e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal de São Paio de Oleiros (2015).E agora, deixo-vos um poema que reflete bem essa voz que atravessa a memória, o quotidiano, e a pulsão poética que o impulsionou até ao fim.
--------
2:38
--------
2:38
Joaninha Voa Voa - Edgar Carneiro
Um mestre do lirismo poético: Edgar Carneiro. Uma lenga-lenga infantil transformada num expoente poético de camadas sociais, políticas, económicas, com a simplicidade e a beleza que só ele conseguia tirar das palavras.
--------
2:25
--------
2:25
Notícia - Mário Cesariny
Voltamos à poesia com outro Mário. Mais próximo de casa, não mais excêntrico, sem dúvida. Mário Cesariny, com uma notícia de "Pena Capital".
--------
4:12
--------
4:12
Aviso Urgente - Mário Henrique Leiria
Temporada 2 do "Aqui Há Poesia" com o retorno de Mário Henrique Leiria, com um Aviso Urgente à população.Mais atual do que nunca, digo eu!
Breves minutos de Poesia. Um autor, um poema, uma predilecção, uma sugestão. Poesia para todos os gostos, de autores de todos os cantos do mundo, ou quase. Obrigado.
#poetaerrante #poesia #prosapoética