
O Silêncio das Máquinas - Gilberto Pereira
08/9/2025 | 4min
Para Gilberto, a poesia não é apenas literatura: é uma forma de estar no mundo, de pensar e de sentir, de abrir espaços de reflexão e de emoção. "O Silêncio das Máquinas" traz ao papel os dois mundos que o preenchem: a literatura e a comunicação, e deixa-nos um retrato cru, desiludido da realidade do mundo...

Este Poema (Inédito) - Anthero Monteiro
29/8/2025 | 2min
Anthero Monteiro (n. 4 de abril de 1946, fal. 5 de abril de 2022) foi um poeta e professor natural de São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira. Licenciado em Filologia Românica pela Universidade do Porto e mestre em Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro, dedicou-se à escrita, ao ensino, à cultura e à divulgação poética por toda a vida. Foi diretor da Biblioteca Pública da sua terra natal por quase quatro décadas, coordenando tertúlias como a “Onda Poética” em Espinho e “Quarto Crescente” em São Paio de Oleiros, além de ter sido responsável por inúmeras iniciativas culturais de incentivo à leitura e poesia. Publicou mais de dez livros de poesia — incluindo infantojuvenis —, mereceu prémios como o Manuel Laranjeira (2004) e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal de São Paio de Oleiros (2015).E agora, deixo-vos um poema que reflete bem essa voz que atravessa a memória, o quotidiano, e a pulsão poética que o impulsionou até ao fim.

Joaninha Voa Voa - Edgar Carneiro
24/4/2025 | 2min
Um mestre do lirismo poético: Edgar Carneiro. Uma lenga-lenga infantil transformada num expoente poético de camadas sociais, políticas, económicas, com a simplicidade e a beleza que só ele conseguia tirar das palavras.

Notícia - Mário Cesariny
10/4/2025 | 4min
Voltamos à poesia com outro Mário. Mais próximo de casa, não mais excêntrico, sem dúvida. Mário Cesariny, com uma notícia de "Pena Capital".

Aviso Urgente - Mário Henrique Leiria
27/3/2025 | 4min
Temporada 2 do "Aqui Há Poesia" com o retorno de Mário Henrique Leiria, com um Aviso Urgente à população.Mais atual do que nunca, digo eu!



Aqui há Poesia