Cinquenta anos depois: o que se passou a 25 de Novembro de 1975?
Há uma tentativa política de reescrever a história do 25 de Novembro? Foi mesmo uma tentativa de golpe de Estado ou um ajuste de contas entre fações militares? Que papel tiveram os serviços secretos estrangeiros em Portugal e quem apoiavam? Estamos perto de um novo período de divisão semelhante ao 25 de Novembro de 1975? Estas e outras perguntas são respondidas pela historiadora Irene Flunser Pimentel e pelo politólogo Jaime Nogueira Pinto num debate com estudantes do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, num episódio especial que assinala os 50 anos do 25 de Novembro.
--------
1:15:17
--------
1:15:17
Edição das 18h00
com Rui Tomás
--------
2:47
--------
2:47
Edição das 16h00
com Rui Tomás
--------
2:39
--------
2:39
25 de Novembro
Os moderados controlam o poder, mas a extrema-esquerda controla parte da rua e dos quartéis. Um cerco põe em causa a continuidade do Parlamento em Lisboa. E uma revolta militar ameaça o regime.
--------
44:37
--------
44:37
Verão Quente
Com o exílio de Spínola, o MFA toma as rédeas do processo revolucionário. Mas umas eleições e uma série de episódios vão pôr em causa a estabilidade do país.
Sobre De abril a novembro, os dias quentes da Revolução
O que foi o 25 de Novembro? O que é que realmente aconteceu naqueles dias? Há quem defenda que foi o fim do PREC, há quem diga que foi um conflito corporativo com os moderados a saírem reforçados. Neste podcast de três episódios vamos ao período do pós 25 de Abril de 1974, passamos pelo Verão Quente e terminamos no 25 de Novembro de 1975. Um podcast com guião e entrevistas de Rui Tomás, narração de João Reis, sonoplastia de Paulo Castanheiro, produção de Margarida Gonçalves e Paulo Castanheiro, coordenação de Teresa Mota e Sofia Durão.Um podcast Bauer Media Audio Portugal.