Eduardo Barroso: “Anticorpos que Marques Mendes criou no próprio partido são garantia de independência”
Nunca foi militante do PS, mas também nunca votou noutro partido que não fosse o PS. Em eleições Presidenciais, não é a primeira vez que foge à indicação do partido de que é simpatizante - votou duas vezes no amigo de infância, Marcelo Rebelo de Sousa -, e agora volta a fazê-lo. É mandatário por Lisboa da candidatura de Marques Mendes por ser "fundamentalista da competência, da eficiência e da experiência". Afasta-se de Seguro porque "nem de esquerda se assumiu": "Da esquerda moderna e moderada sou eu", critica. Sobre Gouveia e Melo, garante que não foi "tocado pela fé no Almirante" e de cada vez que o ouve falar, "fica mais tranquilo" por ter feito a escolha certa.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
31:20
--------
31:20
Eduardo Cabrita: “A minha demissão foi o meu contributo para a maioria absoluta” de António Costa
É mais um “Costista” que não assume votar em António José Seguro nas eleições Presidenciais, mas o candidato apoiado pelo PS não está excluído da reflexão que Eduardo Cabrita assume estar a fazer. Mas para já só tem elogios para Henrique Gouveia e Melo, o homem com que mais se identifica no que diz respeito ao poder presidencial de indigitação de um Primeiro-Ministro: “Gostei de ver Gouveia e Melo a interpretar corretamente a Constituição”. Excluídos de todo estão André Ventura e Marques Mendes, um candidato “inconveniente” que está “aprisionado”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
35:08
--------
35:08
Rui Rio: “Um militar dificilmente é pela bandalheira na imigração”
É uma das surpresas que Gouveia e Melo deu à campanha presidencial: Rui Rio como seu mandatário nacional. O antigo presidente do PSD vai contra a opção do próprio partido - que declarou apoio formal à candidatura de Marques Mendes porque “não estaria bom da cabeça se fosse votar em alguém que pensa o contrário de mim”. Nesta entrevista ao jornalista Diogo Teixeira Pereira, Rio acusa Mendes de “hipocrisia” quando diz que “Soares, Sampaio e Cavaco são oriundos de partidos e foram presidentes isentos”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
36:44
--------
36:44
Álvaro Beleza: “PS faz bem em abster-se no orçamento. Não é pelo PS que o governo se deita com o Chega”
No rescaldo das eleições autárquicas, Álvaro Beleza vem defender o pragmatismo na governação com foco na governabilidade e na resolução de problemas: “Nas autarquias trata-se mais da rotunda e menos de ideologia. Haverá sempre acordos”. Na análise aos resultados em Lisboa, o socialista conclui que “sem o Bloco de Esquerda, o PS tinha tido melhor resultado em Lisboa”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
36:49
--------
36:49
António Leitão Amaro e os primeiros 100 dias do Governo: “Nós e o Chega identificamos os mesmos problemas, mas eles impõem soluções radicais e inaceitáveis”
Esta semana, Moedas quis que Medina se comparasse a Jorge Coelho mas agora recusa estar na mesma posição e André Ventura diz que não quer Marcelo Rebelo de Sousa viaje mais, seja para um festival de hambúrgueres ou de cidadãos. Hoje, o Governo cumpre 100 dias de trabalho, a imigração foi dos temas mais presentes até agora na legislação. Para fazer um balanço aos dias de trabalho do Governo de Montenegro após o caso Spinumviva, Diogo Teixeira Pereira convida António Leitão Amaro neste programa de 'Facto Político'. Em entrevista, o atual ministro da Presidência, faz várias declarações sobre as acusações ao governo de se colar a uma política de extrema-direita. “Nós e o Chega identificamos os mesmos problemas, mas ele impõem soluções radicais e inaceitáveis”, argumenta. Ouça aqui o programa em podcast, emitido a 13 de setembro na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.