As contas das empresas públicas são um desastre, acumulam-se prejuízos e falências técnicas. E o principal responsável é o SNS. Na semana da aprovação do Orçamento para 2026, vamos voltar ao défice? E dona da SIC e do Expresso já fala italiano?
--------
40:55
--------
40:55
A greve geral, afinal, serve para quê?
A UGT juntou-se à CGTP para uma greve geral no dia 18 de dezembro, contra a reforma laboral. Mas, afinal, com a discussão ainda na concertação, a greve serve para quê? Neste O Mistério das Finanças, fizemos uma visita a Frankfurt e ao Web Summit.
--------
38:53
--------
38:53
Somos o país que poupa muito e ganha muito pouco
No dia mundial da poupança, há uma grande conclusão a tirar: a taxa de poupança já é elevada, mas a rentabilidade é baixíssima. Afinal, porque é que vivemos o grande engano da poupança. O caos aterrou no aeroporto de Lisboa e o malparado no Banco de Fomento quer dizer alguma coisa ?
--------
39:13
--------
39:13
Para que serve este orçamento?
No ano em que a proposta de Orçamento para 2026 foi reduzida à expressão financeira das opções políticas do Governo, ouviram-se críticas à falta de ambição e outros classificaram-no de “pobre”. Mas afinal para que serve um orçamento assim? E a reforma do Estado, essa, já se faz sentir? Já, mas não é exatamente no que seria desejável.
--------
37:07
--------
37:07
A Impresa, dona da SIC e do Expresso, precisa de ser vendida para se salvar?
O setor dos media está a atravessar um momento de transformação estrutural. Esta semana, discutimos a venda da Impresa, e como se chegou até aqui. E o orçamento, o que vai trazer? No dia 10, o Governo entrega o orçamento e logo a seguir temos as autárquicas. Quem ganha em Lisboa?
O ECO quer dar respostas aos mistérios que estão guardados nos corredores do poder. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa vão discutir, semanalmente, os mistérios das finanças, da economia e das empresas.