Nota: no minuto 9:48 tem um lapso - não é todos meses, é todos os trimestres 🤗 Continuando os temas sobre SAÚDE MATERNA, hoje trago uma compilação de 10 dúvidas práticas sobre o seguimento de uma gravidez em Portugal, e em particular no SNS (Serviço Nacional de Saúde).
Ao longo destes 17 minutos, irei explicar quando deve ser realizada a primeira consulta de gravidez, abordar a questão do seguimento (exclusivo ou não) no SNS ou no privado e abordar aspectos burocráticos, como a isenção na gravidez, o abono pré-natal da Segurança Social, entre outros.
Como não poderia deixar de ser, irei abordar a suplementação recomendada na gravidez, assim como quais são os exames que uma grávida deve realizar a cada trimestre: análises sanguíneas, ecografias e muito mais.
Guardarei algum espaço para falarmos ainda do rastreio combinado, que inclui o rastreio bioquímico, realizado para determinar o risco de cromossomopatias (inclusive trissomia 21) na gravidez.
Espero que seja útil! O objectivo deste Momento Médico é explicar de forma prática e sucinta como é feito, por norma, o seguimento de uma gravidez de baixo risco em Portugal, e em particular no Serviço Nacional de Saúde. Existirão sempre variações e particularidades, portanto aconselhem-se sempre com o/a/os vosso/a/os médico/a/os assistente(s).
** Descubram (ainda) mais Momentos Médicos no meu Instagram **
https://Instagram.com/_nadiasepulveda
Música: HookSounds
#MomentoMédico #Gravidez #Grávida Fontes Principais: DGS | SPG | SPOMMF