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Mosteiro Budista Sumedharama

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Mosteiro Budista Sumedharama
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5 de 35
  • Desvanecer da Dualidade | Ajahn Appamado | 2025-08-09
    Esta gravação, realizada em 2025-08-09, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.ptP&R- Tendo em conta a vida atarefada do dia-a-dia como desenvolver uma forma de ser e estar sem esforço? Como é que sabemos que o caminho é por ali? Que devemos fazer algo e não outra coisa? Como lidar com a incerteza e a falta de objetivo?- Será que entendi bem quando disse que o (ou um dos) objetivo da recitação é ajudar na concentração? Há algum mantra que recomende para o início? De acordo com o som ou com o efeito que produz, por exemplo?- enso que para crescermos neste caminho temos que nos libertar do egocentrismo. Como fazer isso diariamente vivendo na nossa sociedade com tantas solicitações , distrações, crenças e ideias tão diferentes? Estar isolado da sociedade não é possível mas há pouco espaço para praticar mais. Não conheço pessoalmente ninguém neste caminho e é difícil praticar sozinha.- Qual é a diferença entre o “Eu Sou” do “Eu Estou”?
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    59:19
  • Meditação Guiada e Reflexões | Ajahn Dhammiko | 2025-09-06
    Esta gravação, realizada em 2025-09-06, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.ptP&R- Estando sozinho não sinto esse problema, mas numa meditação em grupo tenho receio que a minha respiração afete e distraia os que me rodeiam. Como encaro este problema ?- Quando no lugar do pensamento o que surge é uma dor fisica intensa do durante a meditação, devemos ir à dor e dar-lhe atenção ou continuar com a atenção na respiração?- Uma questao prática relacionada. Como sabemos podemos meditar sentado, deitado ou caminhando. É indiferente a que fazemos? Ou seja, a mim meditar sentada ao fim de 15 minutos causa-me caimbras. Verifiquei que me consigo concentrar melhor caminhando. Escolhemos a forma como estamos mais cómodos? Mudamos de sentado para deitado?- Como gerir relação com pessoas com comportamento tóxico , negativo e manipulador?
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    1:01:06
  • Usando a Sabedoria para a Libertação | Ajahn Appamado | 2025-07-19
    Esta gravação, realizada em 2025-07-19, faz parte de uma série de 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama, através da plataforma Zoom, aos Sábados, às 18h.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.ptP&R1-A prática de asubha parece ter como objetivo induzir um senso de aversão e rejeição ao corpo, muitas vezes dizendo que este tem uma "aversão intrínseca". Enquanto entendo que é uma maneira de acalmar o apego ao corpo, parece-me uma contradição com outra parte do ensinamento que diz que nada tem um valor intrínseco, e que estes são dados pela nossa mente. Assim, não seria mais proveitoso uma prática onde se cultiva a noção da falta de valor intrínseco das coisas?2-Boa tarde Ajahn, pode explicar melhor o significado de Appamada (em Pali)?3-Os factos da nossa vida muitas vezes nos distanciam da prática constante e progressiva da meditação. No meu caso apesar de sentir mais capacidade de mindfullness, de um crescimento interior, mais metta, perco a noção de finitude e da necessidade e urgência da prática. Como melhorar a vontade da mente em prática mais constante e por períodos de tempo de meditação, sem querer que seja uma obrigação?4-Boa tarde, no seguimento da pratica da meditação, do contacto e reflexão sobre dos ensinamentos budistas e pratica do ioga verifico que passei a ser uma pessoa mais otimista e com muita confiança no fluxo da vida. Contudo, por vezes é assustador, notar como as decisões que tomo com confiança surgem dum espaço não racional. Gostava que comentasse um pouco se este estado não racional é reflexo da prática da meditação. Muito obrigada.5-Então a prática de asubha seria algo usado para equilibrar algo mais intenso, mas não necessariamente sendo usado para embutir na mente que o corpo é repugnante de maneira intrínseca/absoluta?
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    1:04:43
  • Disponibilidade Para Estar Presente | Ajahn Appamado | 2025-07-05
    Este episódio faz parte da série 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.ptP&R1-Para quem está a começar a meditar aconselha começar com esta meditação de consciência ao corpo e à envolvência do corpo, ou apenas o foco na respiração?2-Devemos praticar mais em momentos fáceis so ou também em momentos dificeis?3-Quando a paciencia rareia e tendemos a agir de forma impetuosa, há alguma estratégia que podemos adoptar no momento para evitar lamentar o que fazemos ou dizemos?
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    59:33
  • Meditação Guiada e Reflexões | Ajahn Dhammiko | 2025-05-24
    Este episódio faz parte da série 'Meditações Guiadas e Reflexões em Português' realizada pelo Mosteiro Budista Sumedharama.Para mais informações por favor visite www.sumedharama.ptP&R:1. Como devemos relacionarmo-nos com sensações e lembranças agradáveis durante a meditação ?2. Houve respostas durante a meditação. Boas ideias para por em pratica. Mas entretanto esqueci.me. É como os sonhos que esquecemos. Mas Jung por exemplo diz que os sonhos sao optimo material. O que nos surge na meditacao devemos logo escrever ou fazer? com manter a memoria daquilo que nos vai surgindo? Parece material muito bom e profundo que vem ter connosco para nos ajudar a agir. Como lembrar tudo isso? Entretanto ja me sueci de 2 coisas que srugiram e que na Altura pareceram um caminho bom, solucoes, accoes q devia farr relativamente à minha vida pragmatica!3. Como lidar com pensamentos macabros q nos surgem? Nao sao pensamentos que eu queira ter. Alias durate a meditacao nao quero pensar precisamente. Nao quero aversao relativamente a esses pensamentos mas ao mesmo tempo tento rejeita los porque tenho medo de atrair para mim atraves desse subconsiente essas ideias menos boas. Dzem que atraimos aquilo que pensamemos entao nesse caso… tenho razao em fugir desses pensamentos macabrosq podem ocorrer durante a meditacao?4. Todos os Dhammas são não-eu (Dhammapada). Não somos este veículo projectado. Não somos a gota de água na onda do Mar. Mas… que identidade tem essa gota quando regressa ao oceano? O verdadeiro "eu" não-há. A Naturaza-Buda não tem identidade?!. Não há nesse caminho do meio aniquilação, mas também não-há a identidade de qualquer eu verdadeiro de eternalismo!5. Num retiro vipassna por exemplo nao Podemos escrever nada. ora em 10 dias ha tanta coisa boa que nos surge q vem clarificar e trazer respostas. mas nao Podemos escrever. durante 10 dias ou seja tudo acaba esquecido no final. aproveitamos a vivencia a experiencia mas as respostas que surgem durante 10 dias varrem se... diluem se... E depois é dificil traze las para a vida pratica apos o retiro.6. Terá dito que não devemos ter esse tipo de questões em mente, estará este entendimento correcto?
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    1:13:05

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Sobre Mosteiro Budista Sumedharama

Ben-vindo ao nosso podcast. Aqui pode encontrar palestras de Dhamma e Meditações Guiadas oferecidas por monges do Mosteiro Budista Sumedharama. O propósito de Sumedharama é providenciar um espaço de Paz e Simplicidade para os monásticos e também para todos os que dele possam beneficiar, de forma a cultivar as condições necessárias para o Despertar da Consciência. Sumedharama situa-se a norte de Lisboa, perto da Ericeira. Para mais informações por favor ver sumedharama.pt
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