Hoje falamos de capital de risco: | Qual o papel para financiar o futuro
Neste episódio do Para Bom Entendedor, Lurdes Gramaxo (Investors Portugal), Stephan de Moraes (APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco e Carla Rodrigues Mãe (CMVM) — ajudam a clarificar conceitos essenciais como private equity e venture capital.A conversa traça a evolução do setor em Portugal, comparando-o com o contexto europeu e internacional. Os convidados explicam ainda o papel do capital de risco no financiamento da economia, quer no apoio ao crescimento de start-ups, quer no desenvolvimento de empresas já estabelecidas que procuram expandir ou internacionalizar a sua atividade.O episódio aborda também a iniciativa da CMVM, Sandbox Market4Growth, que permite às empresas testar novas soluções de financiamento, e o contributo dos parceiros Investors Portugal e APCRI na implementação desta modalidade ligada ao capital de risco.Uma discussão esclarecedora para quem procura compreender como o capital de risco pode impulsionar negócios e reforçar o crescimento económico em Portugal.
--------
49:54
--------
49:54
Hoje falamos de sustentabilidade | Desafios e oportunidades para o mercado de capitais
Neste episódio do Para Bom Entendedor, a CMVM aborda o tema da sustentabilidade, o impacto da regulação europeia e o papel do mercado de capitais na transição para uma economia mais verde.Com Celina Carrigy, Secretária da CMVM, e Rita Oliveira Pinto, assessora do Conselho de Administração da CMVM.
--------
29:33
--------
29:33
Hoje falamos de Bolsa | O que ganham as empresas, como dinamizar e como testar a presença no mercado
Neste episódio do Para Bom Entendedor falamos sobre a importância do mercado de capitais para o crescimento das empresas, o que está a ser feito para o tornar mais dinâmico e como iniciativas como a Sandbox Market4Growth permitem testar, num ambiente seguro, a entrada e presença no mercado. Com Abel Sequeira Ferreira, Membro da Direção e Diretor Executivo da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado -, e João Teles, Coordenador do Departamento de Emitentes da CMVM, abordamos o que tem sido feito e o que pode ser feito para dinamizar o mercado de capitais.
--------
36:33
--------
36:33
Hoje falamos de finfluencers | oportunidades, riscos e qual o impacto na literacia financeira?
Olá e sejam muito bem-vindos a mais um episódio do “Para Bom Entendedor”, o podcast da CMVM sobre temas relevantes do mercado de capitais.Neste episódio vamos falar de influenciadores digitais, também conhecidos como finfluencers. Estão nas redes sociais, falam de dinheiro, investimentos e finanças pessoais, e chegam a milhares de pessoas — sobretudo às gerações mais jovens.A influência que exercem é inegável e, para muitos, são a porta de entrada no universo financeiro. Mas alguns também levantam dúvidas quanto à fiabilidade da informação que partilham ou à responsabilidade associada ao impacto que têm.Afinal, quem são estes novos protagonistas? Que papel desempenham e que impacto podem ter na forma como investimos?É o que vamos perceber com Inês Drumond, vice-presidente do Conselho de Administração da CMVM, e Pedro Andersson, jornalista e autor da rubrica “Contas Poupança”, que desenvolve conteúdos no âmbito da educação financeira.
--------
30:19
--------
30:19
Hoje falamos sobre os jovens e a literacia financeira | O que sabem, como investem, e quais os riscos e as oportunidades no mundo digital?
Hoje falamos sobre os jovens e a literacia financeira — o que sabem, como investem, e quais os riscos e as oportunidades no mundo digital. A partir do mais recente estudo realizado pela CMVM à população universitária, olhamos para os hábitos, as perceções e os desafios enfrentados pelas novas gerações. Também falamos do papel da digitalização, das redes sociais e do que pode ser feito — por todos — para melhor preparar os jovens para o mundo financeiro.
Olá e seja bem vindo ao Para Bom Entendedor, o podcast da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre temas relevantes do mercado de capitais! Os podcasts funcionam como um diálogo, uma conversa, e queremos que os nossos stakeholders - como os supervisionados, investidores ou futuros investidores -, quando procuram informar-se e aumentar o seu grau de conhecimento em matérias de mercados financeiros, considerem a CMVM enquanto fonte de referência e nos procurem para reunirem o conhecimento que lhes permita tomarem decisões ponderadas.