PodcastsInvestimentosPara Bom Entendedor

Para Bom Entendedor

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Para Bom Entendedor
Último episódio

23 episódios

  • Para Bom Entendedor

    Hoje falamos de FinTech | o futuro já chegou?

    02/03/2026 | 23min
    Neste episódio do Para Bom Entendedor, falamos de inovação financeira e do impacto da tecnologia na evolução do mercado de capitais.
    Com a participação de Martinho Lucas Pires, da Associação Portugal FinTech, e de João Vieira dos Santos, da CMVM, exploramos o estado da inovação financeira em Portugal, as principais iniciativas em curso, o papel dos reguladores e supervisores e o equilíbrio entre o incentivo ao desenvolvimento tecnológico e a mitigação dos riscos financeiros.
    A conversa passa ainda pelos desafios regulatórios associados a novas realidades, como os criptoativos e a utilização da inteligência artificial nos serviços financeiros.
  • Para Bom Entendedor

    Hoje falamos sobre o Regulamento MiCA | O que muda para o mercado de capitais e para os investidores

    22/12/2025 | 21min
    Neste episódio do Para Bom Entendedor, o podcast da CMVM sobre temas relevantes do mercado de capitais, falamos sobre o Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) e o que muda com a sua entrada em vigor.
    Com a participação de Carla Candeias Ferreira, do Departamento de Supervisão Comportamental e do Investidor, Erika Chambal, do Departamento de Emitentes, e José Manuel Barros, do Departamento de Supervisão de Mercados, explicamos o que é o MiCA, quais as novas responsabilidades de supervisão da CMVM, as principais alterações para os emitentes e o impacto nas estruturas de mercado.
    Um episódio essencial para perceber como este novo enquadramento europeu vem trazer mais clareza, regras harmonizadas e maior proteção para os investidores no universo dos criptoativos.
  • Para Bom Entendedor

    Hoje falamos de capital de risco | Qual o papel para financiar o futuro

    18/11/2025 | 49min
    Neste episódio do Para Bom Entendedor, Lurdes Gramaxo (Investors Portugal), Stephan de Moraes (APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco e Carla Rodrigues Mãe (CMVM) — ajudam a clarificar conceitos essenciais como private equity e venture capital.
    A conversa traça a evolução do setor em Portugal, comparando-o com o contexto europeu e internacional. Os convidados explicam ainda o papel do capital de risco no financiamento da economia, quer no apoio ao crescimento de start-ups, quer no desenvolvimento de empresas já estabelecidas que procuram expandir ou internacionalizar a sua atividade.
    O episódio aborda também a iniciativa da CMVM, Sandbox Market4Growth, que permite às empresas testar novas soluções de financiamento, e o contributo dos parceiros Investors Portugal e APCRI na implementação desta modalidade ligada ao capital de risco.
    Uma discussão esclarecedora para quem procura compreender como o capital de risco pode impulsionar negócios e reforçar o crescimento económico em Portugal.
  • Para Bom Entendedor

    Hoje falamos de sustentabilidade | Desafios e oportunidades para o mercado de capitais

    04/09/2025 | 29min
    Neste episódio do Para Bom Entendedor, a CMVM aborda o tema da sustentabilidade, o impacto da regulação europeia e o papel do mercado de capitais na transição para uma economia mais verde.

    Com Celina Carrigy, Secretária da CMVM, e Rita Oliveira Pinto, assessora do Conselho de Administração da CMVM.
  • Para Bom Entendedor

    Hoje falamos de Bolsa | O que ganham as empresas, como dinamizar e como testar a presença no mercado

    31/07/2025 | 36min
    Neste episódio do Para Bom Entendedor falamos sobre a importância do mercado de capitais para o crescimento das empresas, o que está a ser feito para o tornar mais dinâmico e como iniciativas como a Sandbox Market4Growth permitem testar, num ambiente seguro, a entrada e presença no mercado. Com Abel Sequeira Ferreira, Membro da Direção e Diretor Executivo da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado -, e João Teles, Coordenador do Departamento de Emitentes da CMVM, abordamos o que tem sido feito e o que pode ser feito para dinamizar o mercado de capitais.

Mais podcasts de Investimentos

Sobre Para Bom Entendedor

Olá e seja bem vindo ao Para Bom Entendedor, o podcast da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre temas relevantes do mercado de capitais! Os podcasts funcionam como um diálogo, uma conversa, e queremos que os nossos stakeholders - como os supervisionados, investidores ou futuros investidores -, quando procuram informar-se e aumentar o seu grau de conhecimento em matérias de mercados financeiros, considerem a CMVM enquanto fonte de referência e nos procurem para reunirem o conhecimento que lhes permita tomarem decisões ponderadas.
Sítio Web de podcast

Ouve Para Bom Entendedor, MoneyBar e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.8.4| © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 3/28/2026 - 8:03:41 AM