S2 Ep 2 - António Marques da Cruz, Quinta da Serradinha
Há Pérolas que são. Há outras que antes de o serem - ou de os outros serem - já o eram. É o caso da Quinta da Serradinha onde a família do António Marques da Cruz já seguia pelo caminho do biológico e da sustentabilidade ainda pouco se pensava o tema em Portugal. A natureza e o homem, em equilíbrio, de mãos dadas em tudo o que se faz na Serradinha, desde a viticultura, passando pela adega e acabando na garrafa, sempre com a devida protecção. Na casa da joaninha a conversa deu sustento científico aos ideais que se engarrafam, passando pelas inspirações que viram irmandades e pelas muitas amizades, de norte a sul, que enriquecem o António e quem, como nós, bebe tão generosas palavras.
--------
58:28
--------
58:28
S2 Ep 1 - Nádia Desidério, Belcanto
Há pérolas que são as estrelas, outras preferem guardar a glória para os outros e escolhem antes apresentar-nos constelações inteiras. É o caso da Nádia Desidério, sommelier daquele que é provavelmente o melhor restaurante português, o Belcanto em Lisboa. Por lá a estrela é o chef, os pratos, e os copos, repletos com uma lista quase infindável de produtores.O foco é o nacional que depois a Nádia casa cuidadosamente com magia, com o que sai da cozinha. Visitamos duas produtoras da carta, falamos sobre o que as acompanha, o que torna os projectos fascinantes - e como isso é um ingrediente extra mas não menos importante à mesa. No meio de tanta precisão, uma nota para a familiaridade porque mesmo num restaurante com duas estrelas, é essencial sentirmo-nos em casa.
--------
43:19
--------
43:19
S1 Ep 9 - Joana Vivas, Quinta do Olival da Murta
Há Pérolas que descobriram a terra e depois há aquelas que nascem nela. É o caso da Joana Vivas, arqueóloga de formação, que durante uns anos só não tinha ainda percebido o que queria escavar - e com que propósito. Uma de cinco primos, a quarta geração da Quinta do Olival da Murta, que fez uma espécie de reset na forma de pensar, cultivar, vinificar, e se lançaram à descoberta. Arrancaram vital, arriscaram no moscatel e agora seguem-se as pêras - afinal, estão no Oeste... - maçãs e também algum olival, que até já está no nome.A Serra que os empurra para o mar e dá nome aos vinhos pode ser Oca mas o mesmo não se pode dizer do projecto - ou desta conversa.
Se fazer um vinho pode não ser tarefa fácil, imaginem trabalhar quatro projectos diferentes em três regiões: Dão, Beira Interior e Madeira. Não é para todos mas é para a Pérola desta semana. A Mariana Salvador, que faz os vinhos Textura, Ethos e também Barbeito, andou um pouco por todo o mundo mas foi no Dão que encontrou a casa. Foi lá, no coração de Portugal, que há quase cinco anos se lançou num projecto próprio de nome Revela.Como é que se consegue isto tudo? A Mariana explica que entre as recompensas de um percurso por vezes cansativo, o equilíbrio é a máxima: para a vida, para a vinha, para o vinho. E com isso não tem tido medo de inovar numa região onde por vezes a tradição fala mais alto, mantendo o Norte na inspiração que são os Nebbiolo de Barolo.
--------
56:00
--------
56:00
S1 Ep 7 - Dirk Niepoort, Niepoort
Há Pérolas que simplesmente o são, há Pérolas que são achados e depois há Pérolas que são simplesmente incontornáveis. São poucas as figuras esse estatuto no mundo do vinho mas, em Portugal, Dirk Niepoort é certamente uma delas. Do peso que não sentiu, ao peso que agora deixa à geração seguinte, passando pelo que transformou e continua a transformar numa empresa familiar centenária, cobrimos de tudo um pouco - tatuagens, regiões, paixões -, numa conversa incrivelmente bem regada. No meio do sucesso e de tanta experimentação, não deixa de impressionar a vontade de continuar a fazer mais e melhor. A cereja no topo do bolo é uma pequena revelação, em primeira mão, sobre qual a próxima aventura.
Um podcast sobre vinho onde as Pérolas são os nossos convidados e o Porco... bem, esse sou eu.
Conversas descontraídas e descomplicadas para conhecer melhor quem está por trás da garrafa, o que as motiva e, naturalmente, o que bebem.