A sua empresa tem dificuldade nos envios? A Bou Express ajuda
Antes de perceber que o segredo do negócio estava em ajudar pequenas empresas no envio de encomendas, Manuel Laranjo chegou a criar um marketplace para negócios de menor dimensão durante a pandemia. Rapidamente percebeu que havia muitas dificuldades e dúvidas dos empresários e criou a Bou Express para dar apoio personalizado às empresas nas expedições. No Negócios com Impacto, conta como surge a parceria com os CTT e como em dois anos a empresa faturou 2 milhões de euros.
--------
19:33
--------
19:33
Netsonda. A primeira portuguesa a estudar mercados online
Ainda a Internet era uma incógnita quando quatro portugueses decidiram arriscar e avançar com um modelo de estudos de mercado. Em 2000, Tiago Cabral e três amigos criam a Netsonda, que 25 anos depois continua a recolher, processar e analisar dados. No Negócios com Impacto, o CEO conta como já ajudou grandes marcas a desenvolver o melhor hambúrguer e consegue estudar lojas com recurso a óculos inteligentes. Ainda as dificuldades nos primeiros anos e o crescimento que levou a Netsonda a ser parcialmente adquirida em 2007 pelo fundo ASK, chegando a integrar o grupo Havas até que em 2018 volta a ficar com os 4 sócios fundadores e outros dois portugueses.
--------
25:39
--------
25:39
Empresa portuguesa ajuda consumidores a trocar de operadores de energia e promete poupança de 40%
Chama-se Manie e em cerca de um ano já faturaram cerca de 800 mil euros. A empresa, que trabalha no setor da eletricidade e gás, tem um plano pago e um plano gratuito. Garante que o processo de adesão é rápido e que daí em diante os clientes já não precisam de se preocupar com burocracias.
--------
20:04
--------
20:04
Negócios familiares. São cerca de 70% do tecido empresarial, mas têm alta taxa de mortalidade
Professora Liliana Dinis, investigadora da Católica Lisboa School of Business and Economics, investiga este tema há uma década. Esta especialista garante que é são empresas com vantagens, por exemplo com gestão mais rápida, mas falham muitas vezes no plano de sucessão.
--------
22:13
--------
22:13
Qual a pegada carbónica da minha camisa? A Zero Pact calcula
Criada no ano passado, a portuguesa Zero Pact recorre a inteligência artificial para ajudar as empresas a calcular a pegada carbónica dos artigos. Os portugueses já ajudam mais de 40 empresas, duas delas internacionais. O fundador João Pedro Morgado adianta como a inteligência artificial pode mudar o mundo da sustentabilidade. A Zero Pact é ainda uma das empresas que integra um projeto piloto da União Europeia para estabelecer regras sobre sustentabilidade nas instituições.
Quando uma boa ideia ganha forma, os negócios têm impacto.
“Negócios com impacto” é um podcast Renascença em parceria com a Católica Lisbon School of Business and Economics. Um novo episódio às quartas-feiras. Para ouvir também na Renascença antes das 14h e depois das 20h.