Sabemos que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece de forma súbita, mas as suas consequências podem ser para a vida inteira.
Neste 1.º episódio da 3.ª temporada do Saúde em Público, Ana Moura conversa com Vítor Tedim Cruz – neurologista, professor, investigador e presidente da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) – sobre os desafios da recuperação pós-AVC e o que a ciência tem aprendido sobre o cérebro, a reabilitação e a vida depois da doença.
Falamos sobre o impacto do AVC enquanto problema de saúde pública, a importância do tempo na resposta inicial e o longo percurso de recuperação física, cognitiva e emocional que se segue. Exploramos o papel da reabilitação neurológica, da tecnologia e inovação e dos cuidadores, muitas vezes invisíveis, mas essenciais no processo.
A conversa aborda ainda os limites e as possibilidades da plasticidade cerebral, as desigualdades no acesso aos cuidados e a necessidade de pensar a recuperação não apenas como um desafio clínico, mas também social e humano.
Um episódio que nos lembra que, quando o cérebro pára, o cuidado – informado, contínuo e coletivo – pode fazer toda a diferença.
Ficha técnica:
Produção: Sara Soares, Telma Alves
Apresentação: Ana Henriques, Ana Moura e Joana Araújo
Edição e sonoplastia: Telma Alves
Identidade visual: Alexandre Fernandes
Genérico: João Couto
Disponível em:
YouTube, Spotify e Apple Podcasts
Apoio:
Unidade de Inovação Educativa U.Porto
Financiamento:
FCT, através da EPIUnit (UIDB/04750/2020); ITR (LA/P/0064/2020) e CEEC.