#104 - “Na comercialização do turismo, Portugal escreveu o playbook” - com Hugo Teixeira Francisco
Nos últimos anos, se há uma atividade que fez a diferença não só na economia, mas no dia a dia das pessoas, na fisionomia das cidades e na vida de toda a sociedade portuguesa, foi o turismo. Um setor em que hoje Portugal é uma referência mundial, com as suas boas práticas a serem estudadas e reproduzidas por destinos concorrentes.Para nos ajudar a entender como isto aconteceu, contamos neste episódio do nosso podcast com o Hugo Teixeira Francisco. Docente, empreendedor, consultor e palestrante, o Hugo é sobretudo um apaixonado pela tecnologia e pelo turismo – um setor, segundo ele nos explica, maioritariamente B2B na sua cadeia de valor.Mas o turismo não foi só um fator de mudança. O próprio setor, como tantos outros, tem-se transformado de forma acelerada, sob o impacto da tecnologia. A revolução digital mudou a forma como planeamos, vivemos e recordamos as nossas viagens, e essa mudança não parece perto de estar terminada. Neste episódio, o Hugo mostra-nos também o que têm de fazer os profissionais do turismo para saírem ganhadores desta transformação.Ouça o episódio e descubra:Como Portugal “escreveu o playbook da comercialização do turismo”Que estratégias é preciso aplicar para que um destino turístico nãofique saturadoComo conciliar o sucesso do turismo com a sustentabilidadeambiental e a preservação dos próprios destinosComo passar do “turismo sustentável” ao “turismo regenerativo”Como os atores do setor do turismo se devem transformar para seadaptarem à revolução da Inteligência ArtificialOs novos estilos de tomada de decisão dos clientes, e como o turismose deve adaptar a elesO que torna a dimensão B2B do turismo tão importante para o setorSobre o convidado:Redes sociais e marcas do Hugo Teixeira Instituições, publicações, evento e pessoas mencionadas:Turismo de PortugalAim PortugalMinistério da Economia e Coesão TerritorialGSTC (Global Sustainable Tourism Council)Escola de Hotelaria e Turismo de CoimbraPubliturisTNEWSBetter Tourism Lisbon Travel MarketJoão Daniel RamosJoseph Campbell Formação e certificações mencionadas:Programa Upgrade 3.0Green KeyBiosphere Ferramentas e empresa de IA mencionadas:ChatGPTPerplexityGoogle GeminiBe2AI Conceito mencionado:Search Everywhere Optimization Citação mencionada:Elbert Hubbard - "One machine can do the work of fifty ordinary men. No machine can do the work of one extraordinary man." Podcasts recomendados:Marketing por IdiotasSocial Media Marketing Podcast Livro e artigo recomendados:Pedro Esteves - Inteligência Artificial Generativa com ConfiançaTendências emergentes no Turismo para 2025: uma viagem pela inovação e sustentabilidade Capítulos do Podcast(00:00) Introdução Hugo Francisco(02:58) O sucesso do turismo em Portugal(08:16) Turismo sustentável ou predatório(13:37) A disrupção digital no turismo(19:10) Quem ganha e quem perde com a IA(25:23) O turismo também é B2B(31:35) Estratégias que funcionam(39:10) Motivação para a formação(42:42) Segmento finalPara continuar a acompanhar-nos vá ao site da Hamlet e fique em dia com a comunicação de marketing B2B no nosso blog e ao subscrever a Newsletter B2B da Hamlet.Siga-nos também no LinkedIn, Instagram e Facebook.