PodcastsDesportoO Brinco do Baptista

O Brinco do Baptista

Benfica Independente
O Brinco do Baptista
Último episódio

127 episódios

  • O Brinco do Baptista

    Brinco do Baptista | Os sons de Abril no bairro (Ep 116)

    16/04/2026 | 1h 5min
    Neste episódio do Brinco do Baptista, gravado em Marvila no âmbito do Marvila Livre, conversamos com Cadi, cofundador da associação ComSenso, sobre o que significa fazer Abril todos os dias, longe dos discursos e bem perto das pessoas. Entre música, bairros, juventude e participação, cruzámos a memória do 25 de Abril com a realidade de quem ainda luta por direitos básicos: casa, voz, dignidade. Uma conversa sobre o que foi conquistado e tudo o que falta conquistar.
  • O Brinco do Baptista

    O Brinco do Baptista | Crescer dentro de campo(Ep 115)

    04/02/2026 | 2h 10min
    Neste episódio do Brinco do Baptista, sentamo-nos com Francisco Geraldes para uma conversa que é menos entrevista e mais viagem. Da infância em que a bola era brincadeira à vida profissional onde o corpo, o tempo e o silêncio também entram em jogo, percorremos o caminho de um futebolista por dentro.
    Falamos de crescer depressa, de jogar e de não jogar, de emigrar, de pensar em público, de saúde mental, de política, de identidade. Sem guião rígido, sem respostas fáceis, uma conversa honesta sobre futebol como trabalho, como sistema e como parte da vida.
  • O Brinco do Baptista

    O Brinco do Baptista | Entre a guerra e o abraço (Ep 114)

    30/12/2025 | 3h
    2025 foi um ano duro: das guerras às eleições, da greve à bola que não entra, aconteceu tudo ao mesmo tempo. Em paralelo, cada um tentou continuar a viver: pagar a renda, trabalhar, lidar com perdas, sobreviver. Neste episódio do Brinco do Baptista, não há convidados. Há desabafo. Há conversa. Há verdade. E entre a guerra e o abraço, escolhemos parar para pensar no que nos trouxe até aqui e no que, apesar de tudo, nos fez continuar.
  • O Brinco do Baptista

    O Brinco do Baptista | Paixão, Amor e Sexo, uma conversa sem vergonha

    20/02/2025 | 2h 35min
    O amor não é uma fórmula predefinida, o prazer não tem um guião universal e a intimidade não se resume a um modelo pré-definido. Neste episódio, conversamos com Carmo Gê Pereira sobre amor(es), desejo, corpos e relações fora da norma. Como aprendemos – ou desaprendemos – o que é o prazer? O que significa libertar o desejo das amarras sociais? E como é que a experiência trans ajuda a repensar o que tantos dão como garantido? Uma conversa provocadora sobre sexo, identidade e a liberdade de sentir.
  • O Brinco do Baptista

    O Brinco do Baptista | O Trabalho Invisível (EP. 112)

    06/02/2025 | 2h 14min
    Cuidam das nossas casas, dos nossos filhos, das nossas famílias. São presença constante, mas raramente faladas. Chamam-lhes “quase da família”, mas vivem à margem dos direitos que qualquer trabalhador devia ter. Neste episódio, conversamos com Maria Almeida, jornalista do Fumaça e autora da série Quase da Família — uma investigação profunda sobre o trabalho doméstico em Portugal —, a partir da peça “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”.

    Entre histórias de exploração e resistência, falamos sobre a precariedade, a imigração e a luta destas mulheres por reconhecimento. No final, questionamos: que país somos quando quem cuida de nós continua invisível?

Mais podcasts de Desporto

Sobre O Brinco do Baptista

Podcast O Brinco do Baptista, projecto da autoria do Benfica Independente e apresentado por Sérgio Engrácia. Visitem o site em www.benficaindependente.com
Sítio Web de podcast

Ouve O Brinco do Baptista, Segundo Poste e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

O Brinco do Baptista: Podcast do grupo

Informação legal
Aplicações
Social
v8.8.13| © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 4/28/2026 - 5:15:37 AM