

25 de dezembro: Quinta-feira, Natal do Senhor
25/12/2025 | 1min
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025Olá! Bem-vindo a este último respiro de silêncio de Advento no final do Ano Jubilar de 2025.É chegado o dia de Natal. Se puderes, vai para junto de um presépio e contempla Jesus deitado nas palhinhas de Belém. Observa a cena: Maria e José a apresentar o seu filho aos pastores que vão chegando. Coloca-te no meio deles e adora também o Menino Jesus.Reza o profeta, no livro de Isaías:Cantai ao Senhor porque Ele fez maravilhas; anunciai-as em toda a terra.Exultai de alegria, habitantes de Sião, e proclamai como é grande no meio de vós o Santo de Israel.A esperança que te guiou ao longo do Advento trouxe-te até aqui. Estás diante de um Menino com um coração gigante. Aquele que nasce em Belém é verdadeiro homem e verdadeiro Deus. É Deus quem entra na história em Jesus para olhar a humanidade de frente, olhos nos olhos. Acolhe-o com gratidão e deixa-o habitar na tua vida.Pai nosso...Bom Natal e até um dia destes… se Deus quiser!

24 de dezembro: Quarta-feira, Véspera de Natal
24/12/2025 | 1min
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025Olá! Bem-vindo a este respiro de silêncio de Advento no final do Ano Jubilar de 2025.Respira lentamente. Aproxima-se a noite de Natal. Entre a consoada e a festa, guarda um espaço para adorares o Deus Menino. Vai preparando o presépio no teu coração para que Ele possa encontrar, em ti, um lugar para viver.Reza o salmista no Salmo 27:Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vidapara gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santuário.Para nascer, Jesus não precisa de muita coisa. Basta o presépio do coração dos simples. Assim deve ser o teu coração nesta Noite Santa: generoso, desapegado daquilo que é secundário, disposto a acolher todos, todos, todos os que te batem à porta.Pai nosso...Até amanhã, se Deus quiser!

23 de dezembro: Terça-feira da 4.ª semana de Advento
23/12/2025 | 1min
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025Olá! Bem-vindo a este respiro de silêncio de Advento no final do Ano Jubilar de 2025.Na correria destes dias da véspera de Natal, não deixes que a preocupação das prendas te desfoque do essencial. Serena as vozes consumistas que querem transformar estes dias em comércio, desejando um coração simples para acolheres o Menino Deus.Reza o salmista no Salmo 16:Tenho sempre o Senhor diante dos meus olhos; com Ele a meu lado, jamais vacilarei.Hás de ensinar-me o caminho da vida, saciar-me de alegria na tua presença.Jesus está a chegar, a sua presença aproxima-se, traz esperança, alegria e sentido para a vida. Não te deixes acomodar nestes dias, deixando passar o mistério do nascimento de Jesus. Pensa a quem podes levar esperança para um Natal vivido em paz, consolo e alegria.Pai nosso...Até amanhã, se Deus quiser!

22 de dezembro: Segunda-feira da 4.ª semana de Advento
22/12/2025 | 1min
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025Olá! Bem-vindo a este respiro de silêncio de Advento no final do Ano Jubilar de 2025.Respira pausadamente e deixa que o ar te vá purificando o interior, libertando as toxinas da agitação do dia, o stress do trabalho, as tensões de relações difíceis. Enquanto inspiras e expiras, sente o sopro do Espírito Santo a vivificar-te para uma vida nova.Reza o salmista no Salmo 9:O Senhor é o refúgio do oprimido; a sua defesa, no tempo de angústia.O pobre não será esquecido eternamente, nem para sempre se há de perder a esperança dos infelizes.Nesta reta final de Advento, reza pelos pobres e oprimidos, pelas guerras que matam e separam famílias, pelas vítimas da opressão e do ódio. Reza também por quem arrisca a vida para levar o nome de Jesus a quem precisa de esperança.Pai nosso...Até amanhã, se Deus quiser!

21 de dezembro: Domingo IV de Advento 🕯️🕯️🕯️🕯️
21/12/2025 | 1min
4ª SEMANA DE ADVENTO Domingo, 21 de dezembro de 2025 Começa hoje a quarta semana do Advento. Entra nesta oração com o coração aberto ao mistério do Natal que se aproxima. Procura um lugar sossegado para serenares os pensamentos e a agitação que podes trazer contigo. Vai deixando que o silêncio tome conta de ti e começa, assim, a rezar. Reza o salmista no Salmo 85:Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia e dai-nos a vossa salvação. A salvação está perto dos que o temem e a vossa glória habitará na nossa terra. Pensa como a esperança é graça de salvação para os desesperados, conforto para os aflitos, ânimo para os marginalizados, vigor para os doentes, força nas calamidades e angústias. A caminho do Natal, Jesus Cristo é a esperança da humanidade ferida. Pai nosso...Até amanhã, de Deus quiser!



Respiro de Silêncio