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Thinking Fashion by Portugal Fashion

Portugal Fashion
Thinking Fashion by Portugal Fashion
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4 de 4
  • 5. Streetstyle ou digital: tendências da moda global
    A importância da moda espontânea, da expressão pública, da indisciplina. A rua é onde o estilo se emancipa do sistema - e, ao mesmo tempo, é rapidamente absorvido por ele. A moda torna-se uma prática de apropriação cultural e resistência: dos corpos, das comunidades, das histórias que se escrevem a andar.Susana Bettencourt, designer com marca própria, nas malhas dela e num trabalho muito particular na valorização das técnicas artesanais. Viveu mais de 10 anos em Londres, onde se licenciou no Central Saint Martins College of Art and Design, e concluiu o mestrado em Moda Digital, no London College of Fashion. Estreou-se no Portugal Fashion em 2011. Tem uma loja própria em Guimarães e colabora com a industria têxtil em vários contextos, para além de ser docente e investigadora. Joana Soares é Commercial Marketplaces Manager na Metyis, uma multinacional holandesa especializada em serviços nas áreas de tecnologia, gestão e consultoria digital. Com 15 escritórios espalhados pelo mundo, em 2023 inaugurou, em Gondomar, em parceria com a Hugo Boss, um campus digital dedicado ao desenvolvimento de e-commerce, analytics, data, tecnologia e inovação. A partir deste centro, são geridos todos os serviços digitais da Hugo Boss.
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    39:51
  • 4. Luxo para todos?
    Quando tudo é acessível, o que continua a ser luxo? O episódio interroga o valor simbólico do luxo num tempo de exposição constante. O luxo já não se mede pelo inacessível, mas pela promessa de distinção - mesmo quando esta se banaliza. Reflete-se também sobre o luxo como narrativa artesanal, onde o tempo e a autoria voltam a ganhar espaço (ex: o trabalho manual de marcas como Pé de Chumbo). Sónia Pereira Morgado é CEO da Companhia de Soluções, uma agência de comunicação com três áreas de atuação: moda, beleza e lifestyle. Zadig & Voltaire, Shiseido, Fred Perry ou Yssey Miyake Perfumes incluem-se entre as marcas trabalhadas pela empresa em serviços de showroom, gestão de eventos, PR ou marketing de influência. Alexandra Oliveira, designer de moda que criou, em 1995, a Pé de Chumbo, uma marca de moda feminina conhecida pela técnica experimental e inovadora, combinando diferentes tecidos e fios num processo manual e que tem vestido diversas personalidades.
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    40:15
  • 3. Compramos moda ou apenas roupa?
    Uma lente sobre o consumo. Saber vestir não é o mesmo que saber escolher. E escolher, no campo da moda, é um ato cultural - exige olhar treinado, consciência estética, memória visual.Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion, projeto que acompanha desde 2007 quando iniciou a sua colaboração na área da comunicação. No final de 2018 assumiu a liderança do projeto promovendo e reforçando o design nacional em diálogo com o mundo. Uma voz ativa na transformação do Portugal Fashion.Diana Pinto é diretora de marketing da Sonae Sierra. Foi diretora de marketing da Berg Outdoor, tendo-se dedicado depois à MO Fashion onde teve a seu cargo a implementação da estratégia de marketing nacional e internacional da marca e a responsabilidade pelo canal de vendas online e pela área de cliente.
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    41:18
  • 2. Quem decide o que vestimos?
    O que nos veste: o gosto ou o algoritmo? A ideia de escolha individual, revelando as engrenagens invisíveis que orientam o estilo. Influenciadores, marcas, editores, plataformas - todos participam na construção de um gosto que julgamos nosso. A moda como campo de disputa simbólica e comercial, onde o sujeito se vê entre o desejo e o condicionamento.Júlio Torcato é diretor criativo da Decénio. Um passado pouco comum de alguém que queria ser arquiteto, acabou na Escola Comercial, a trabalhar depois num banco vários anos, mas sempre com a arte debaixo de olho até chegar à moda em 1989.Rita Afonso é Design Manager da Parfois. Arquiteta de formação, passou pela London Fashion Week, pela ModaLisboa e pelo Portugal Fashion. Está há 12 anos no mundo da moda mas também lhe interessa a estratégia, o negócio e a liderança neste setor. Integra a Parfois desde 2021.
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    41:10

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Sobre Thinking Fashion by Portugal Fashion

Um podcast do Portugal Fashion, com o apoio do NorteShopping. Moda não é só o que vestimos - é o que pensamos, sentimos e projetamos no mundo. Em Thinking Fashion, apresentado por Inês Maria Meneses, mergulhamos nas histórias, nas tensões e nas ideias que atravessam a moda portuguesa contemporânea. Do consumo consciente à cultura urbana, da portugalidade à inovação, cada episódio é uma conversa com criadores, pensadores e vozes que costuram o presente e o futuro da indústria. Um espaço para refletir, provocar e inspirar.
Sítio Web de podcast

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Generated: 7/9/2025 - 9:38:10 AM