Moda e música são expressões complementares - ritmos visuais, sons que vestem. A moda entra no corpo, na dança, na performance. Fecha-se o ciclo da linguagem com o gesto mais primitivo: a pulsação. O que começou com crítica termina com emoção. A estética reencontra o seu sentido.Ed Gonçalves é músico, produtor e metade dos Best Youth, com formação em produção musical que se estende também a um apurado lado estético. Além disso, conhece bem o mundo da moda e os seus pespontos. Maria Carlos Baptista é designer de moda e fundadora da marca homónima que tem vindo a destacar-se na nova cena da moda portuguesa. Foi bailarina antes de se dedicar ao design. O movimento mora nela. Trabalha a imagem de Carminho desde 2020.
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7. O design que o mundo usa (e ainda não sabe)
É mais do que uma origem - é um gesto político, cultural e sensorial. Este episódio aproxima-nos da criação local não como nicho, mas como manifestação de competência, autoria e linguagem própria. Portugal não precisa apenas de exportar - precisa de ser escutado. Quando o valor está na costura, no toque, no saber-fazer, a moda deixa de ser produto para se tornar narrativa.Andreia Vigário estudou arquitetura e design de moda, passou por Itália e pelo Reino Unido. Liderou a equipa de design feminino na Salsa e em 2015 cria a sua própria empresa, a 5D. Uma empresa especializada em denim que trabalha com as melhores marcas internacionais de referência. Joana Campos Silva é licenciada em som e imagem pela Universidade Católica. Especializou-se em gestão das indústrias criativas e gestão sustentável. Nos últimos dez anos dedicou-se ao desenvolvimento de marcas de moda. É hoje consultora de comunicação e moda circular.
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6. A portugalidade como tendência
A moda toca o tempo. A tradição é um arquivo, mas não é um museu. Este episódio celebra quem usa o passado como matéria-prima para inventar o novo - designers que arriscam ao devolver à tradição uma pulsação contemporânea. Um gesto que reconhece a memória, mas não se submete a ela.Eduardo Aires, designer e professor com uma apurada identidade visual amplamente premiada. O seu estúdio assinou a campanha Porto ponto e o polémico logo da república, para além de trabalhar marcas como a Salsa ou o Esporão. Helena Sofia Silva é docente e investigadora em design. Mestre em design e cultura visual pela ESAD onde leciona temas relacionados com a História e a Teoria dos Media e da Moda. O seu trabalho de investigação centra-se atualmente em expressões gráficas de protesto em Portugal.
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5. Streetstyle ou digital: tendências da moda global
A importância da moda espontânea, da expressão pública, da indisciplina. A rua é onde o estilo se emancipa do sistema - e, ao mesmo tempo, é rapidamente absorvido por ele. A moda torna-se uma prática de apropriação cultural e resistência: dos corpos, das comunidades, das histórias que se escrevem a andar.Susana Bettencourt, designer com marca própria, nas malhas dela e num trabalho muito particular na valorização das técnicas artesanais. Viveu mais de 10 anos em Londres, onde se licenciou no Central Saint Martins College of Art and Design, e concluiu o mestrado em Moda Digital, no London College of Fashion. Estreou-se no Portugal Fashion em 2011. Tem uma loja própria em Guimarães e colabora com a industria têxtil em vários contextos, para além de ser docente e investigadora. Joana Soares é Commercial Marketplaces Manager na Metyis, uma multinacional holandesa especializada em serviços nas áreas de tecnologia, gestão e consultoria digital. Com 15 escritórios espalhados pelo mundo, em 2023 inaugurou, em Gondomar, em parceria com a Hugo Boss, um campus digital dedicado ao desenvolvimento de e-commerce, analytics, data, tecnologia e inovação. A partir deste centro, são geridos todos os serviços digitais da Hugo Boss.
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4. Luxo para todos?
Quando tudo é acessível, o que continua a ser luxo? O episódio interroga o valor simbólico do luxo num tempo de exposição constante. O luxo já não se mede pelo inacessível, mas pela promessa de distinção - mesmo quando esta se banaliza. Reflete-se também sobre o luxo como narrativa artesanal, onde o tempo e a autoria voltam a ganhar espaço (ex: o trabalho manual de marcas como Pé de Chumbo). Sónia Pereira Morgado é CEO da Companhia de Soluções, uma agência de comunicação com três áreas de atuação: moda, beleza e lifestyle. Zadig & Voltaire, Shiseido, Fred Perry ou Yssey Miyake Perfumes incluem-se entre as marcas trabalhadas pela empresa em serviços de showroom, gestão de eventos, PR ou marketing de influência. Alexandra Oliveira, designer de moda que criou, em 1995, a Pé de Chumbo, uma marca de moda feminina conhecida pela técnica experimental e inovadora, combinando diferentes tecidos e fios num processo manual e que tem vestido diversas personalidades.
Um podcast do Portugal Fashion, com o apoio do NorteShopping. Moda não é só o que vestimos - é o que pensamos, sentimos e projetamos no mundo. Em Thinking Fashion, apresentado por Inês Maria Meneses, mergulhamos nas histórias, nas tensões e nas ideias que atravessam a moda portuguesa contemporânea.
Do consumo consciente à cultura urbana, da portugalidade à inovação, cada episódio é uma conversa com criadores, pensadores e vozes que costuram o presente e o futuro da indústria. Um espaço para refletir, provocar e inspirar.