Neste episódio colocamos o foco no acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos para as tarifas. O anúncio deixou dúvidas porque nem todos os setores estão abrangidos mas entretanto houve evolução. Analisamos o tema tendo também em conta que o ponto de partida não é igual em todos os setores: há mesmo alguns que podem ficar melhor do que estavam antes das decisões de Donald Trump. Na segunda parte analisamos as estatísticas mais recentes do INE para a economia portuguesa. Com Diana do Mar e Paulo Ribeiro Pinto numa edição de Hugo Neutel. O "Soma dos Dias" regressa depois da pausa de verão.
--------
13:28
--------
13:28
O novo governador do Banco de Portugal, a descida do IRS e o impacto para a economia
Neste episódio analisamos a nomeação de Álvaro Santos Pereira, economista-chefe da OCDE, como sucessor de Mário Centeno à frente dos destinos do Banco de Portugal. Na segunda parte, explicamos quando deverão ser sentidas as mais recentes alterações no IRS, bem como o impacto para o crescimento económico. Depois de um primeiro trimestre de contração, as projeções antecipam uma retoma do crescimento da economia. Com a diretora do Negócios Diana Ramos, a redatora principal Filomena Lança e o editor de Economia Paulo Ribeiro Pinto. Diogo Mendo Fernandes é o anfitrião.
--------
14:05
--------
14:05
O balanço e perspetivas para o PSI e o orçamento europeu
Neste episódio fazemos o balanço do primeiro semestre do PSI. As perspetivas otimistas para os primeiros seis meses do ano confirmaram-se, mas a guerra comercial e as tarifas de Donald Trump vieram introduzir elementos de incerteza quando à segunda metade do ano. Na segunda parte analisamos a proposta de orçamento de longo prazo da União Europeia. O quadro financeiro plurianual prevê um valor recorde de 2 biliões de euros e foi recebido com críticas duras por parte da Alemanha e França. Com Diogo Mendo Fernandes e Joana Almeida numa edição de Hugo Neutel.
--------
13:12
--------
13:12
O valor da Nvidia e a compra de férias
Neste episódio analisamos a evolução da Nvidia, que se tornou a primeira empresa a atingir uma capitalização bolsista de 4 mil milhões de dólares. O valor em bolsa da fabricante de semicondutores tem beneficiado da explosão da indústria de Inteligência Artificial. Na segunda parte analisamos a compra de férias, medida que o Governo quer implementar em termos por definir. Questão central: preço. E qual a diferença entre isto e a possibilidade, que já existe, de as pessoas terem mais do que o mínimo de 22 dias de férias? Com Carla Pedro e Catarina Almeida Pereira numa edição de Hugo Neutel.
--------
17:05
--------
17:05
"Contas equilibradas não é superávite". Episódio Especial com António Horta Osório
São já uma centena os episódios de “A Soma dos Dias”. O número redondo foi assinalado com um momento especial: o habitual exercício semanal de análise das notícias que marcam a semana foi desta vez substituído por uma entrevista – que tomou também a forma de diálogo – ao ex-CEOdo Lloyds. António Horta Osório – a quem já chamaram o “Mourinho da banca” e o “samurai da City” afastou-se de funções executivas mas mantém-se como um dos nomes mais respeitados em Portugal no que diz respeito a temas de Economia e Finanças. Com a redação do Negócios numa edição de Hugo Neutel.
Num mundo noticioso veloz a importância da contextualização é cada vez maior. O Negócios explica o tema mais forte da semana e antecipa a Soma dos Dias da semana seguinte. Todas as sextas-feiras em negocios.pt e nas plataformas de podcasts. A Soma dos Dias - em todas as semanas há histórias para contar.