As previsões do FMI, Trump vs Powell e António Mota
Neste episódio analisamos as previsões do Fundo Monetário Internacional para a economia mundial. As estimativas do FMI já incorporam os possíveis efeitos das tarifas de Donald Trump. O presidente norte-americano está em conflito aberto com o presidente da Reserva Federal – e falamos sobre os motivos que explicam esse clima de crispação. Na segunda parte olhamos para o legado de António Mota na Mota-Engil. O vice-presidente do conselho de administração está de saída do cargo. Com Susana Paula, Carla Pedro e Maria João Babo numa edição de Hugo Neutel.
--------
17:29
O encaixe da banca com o BCE e a ferrovia
Neste episódio, olhamos para a forma como os bancos otimizam a diferença entre os juros que pagam pelos depósitos e aqueles que recebem do BCE. No ano passado a banca nacional encaixou 1,5 mil milhões de euros. Depois fazemos um ponto de situação da ferrovia com o lançamento do novo concurso para a linha Violeta e um outro a ser anunciado em breve para o troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto. Com Hugo Neutel e Maria João Babo. Cláudia Arsénio é a anfitriã.
--------
18:58
Tarifas: o “Programa Reforçar” e a reunião do BCE
Neste episódio, vamos analisar as medidas anunciadas pelo Governo para ajudar as empresas mais afetadas pelas tarifas dos EUA. Chama-se "Programa Reforçar" e trata-se de um pacote de cerca de 10 mil milhões de euros que inclui linhas de financiamento, garantias e seguros de crédito. Antecipamos ainda a reunião do BCE, que acontece na próxima quinta-feira. Com o editor executivo Paulo Moutinho e a editora de mercados Leonor Mateus Ferreira. Cláudia Arsénio é a anfitriã.
--------
18:51
As tarifas Trump e a EDP
Neste episódio destacamos as ondas de choque das tarifas anunciadas por Donald Trump no “dia da libertação”. A China reagiu com palavras duras e a União Europeia também promete responder. E há países no velho continente, como Espanha, que preparam respostas autónomas. Por cá, o ministro da Economia também falou em apoios. Depois destacamos a EDP, que na próxima semana tem a sua assembleia anual de acionistas numa paisagem económica complexa, também por via do contexto internacional. Com Susana Paula e Bárbara Silva numa edição de Hugo Neutel.
--------
17:37
As contas públicas e o futuro da refinaria de Sines
Para que serve um excedente orçamental? Neste episódio analisamos o “superavit” das contas públicas em 2024, que atingiu 0,7% do Produto Interno Bruto, acima da previsão do Governo. Também o peso da dívida caiu. Mas nem tudo correu bem: a carga fiscal subiu, ainda que de forma residual. Contrastamos este facto com o discurso do Ministro das Finanças quando estava na oposição. Depois olhamos para o futuro da refinaria da Galp em Sines, que já leva 47 anos de funcionamento e terá uma paragem programada de quase dois meses. Com Bárbara Silva e Paulo Ribeiro Pinto numa edição de Hugo Neutel.
Num mundo noticioso veloz a importância da contextualização é cada vez maior. O Negócios explica o tema mais forte da semana e antecipa a Soma dos Dias da semana seguinte. Todas as sextas-feiras em negocios.pt e nas plataformas de podcasts. A Soma dos Dias - em todas as semanas há histórias para contar.