Teresa Ricou foi uma das primeiras mulheres a atuar em Portugal como palhaça. Há mais de cinquenta anos a cruzar a educação com as artes, a fundadora do Chapitô conta o caminho até ao circo.
--------
10:57
--------
10:57
Simone de Oliveira, a cantiga de uma vida a duas vozes
Simone de Oliveira, a voz inconfundível e presença assídua nos palcos e nos ecrãs portugueses. Desde as representações na Eurovisão à despedida dos palcos em 2022. Neste episódio de “As Revolucionárias”, Simone recorda os mais de 60 anos de carreira.
--------
12:56
--------
12:56
D.ª Catarina de Áustria, rainha de Portugal
D.ª Catarina faz os primeiros anos da vida em clausura. É o casamento que a traz a Portugal, onde governa por mais de 50 anos. Neste episódio de “As Revolucionárias”, a biografa e historiadora Ana Isabel Buescu recorda D. Catarina.
--------
6:34
--------
6:34
Eunice Muñoz, a eterna “Mãe Coragem”
Eunice Muñoz celebrou mais de 80 anos em palco. Dos teatros à televisão, a atriz é um rosto familiar para várias gerações. Neste episódio de “As Revolucionárias”, a atriz e neta Lídia Muñoz recorda Eunice.
--------
6:41
--------
6:41
Paula Rego, um nome incontornável da arte mundial
Em 2005, Paula Rego torna-se a primeira artista mulher a criar o quadro de um Presidente da República. Demorou 50 anos a alcançar o reconhecimento, mas tornou-se um nome incontornável das artes plásticas, quer em Portugal, quer em Inglaterra. Neste episódio de “As Revolucionárias”, a jornalista e autora Anabela Mota Ribeiro recorda Paula Rego.
Dia 8 de março de 2025 cumprem-se cinquenta anos desde que a ONU instituiu o Dia Internacional da Mulher. Para assinalar a data conhecemos a vida e as lutas das mulheres que marcaram Portugal ao longo da História. Um podcast da autoria de Mariana Serrano e com locução de Ana Bernardino.