PodcastsHistóriaColunas de Hércules

Colunas de Hércules

Vinícius Radaeli Aleixo Fedel
Colunas de Hércules
Último episódio

40 episódios

  • Colunas de Hércules

    038 As contribuições do marxismo para a história antiga

    27/12/2025 | 1h 37min

    Salve Ouvintes !!! No último episódio do ano de 2025 conversamos com o professor Uiran Gebara da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernanbuco, sobre as contribuições do marxismo para a história antiga e ao mesmo tempo como a história antiga também vão influenciar a formação do marxismo.

  • Colunas de Hércules

    037 Tucídides e Heródoto; Origens da história escrita no mundo helênico

    28/11/2025 | 1h 18min

    Salve ouvintes !!!!!! No episódio de retorno do Colunas conversamos com o grande Breno Sebastiani professor de Grego USP Nossa conversa foi sobre as origens do gênero narrativo histórico, e as principais características de dois dos principais autores do mundo helênico que vão moldar esse gênero: Heródoto e Tucídides.

  • Colunas de Hércules

    O Colunas Voltou

    07/11/2025 | 3min

    Salve Ouvintes, depois de um hiato de dois anos o Colunas vai voltar, esse anuncio é sobre a periodicidade do podcast, alguns avisos e um spoiler

  • Colunas de Hércules

    036 Religião Pública Romana

    21/2/2023 | 1h 34min

    Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com a professora Cláudia Beltrão sobre a religião pública romana, sua importância e principalmente sua relação com outros aspectos da sociedade romana antiga.

  • Colunas de Hércules

    035 Antiguidade Tardia: Definições e Problemas

    24/1/2023 | 1h 8min

    Salve Ouvintes! No Colunas de Hércules deste mês nós conversamos com o professor Carlos Machado sobre algumas das possíveis definições e problemas deste termo referente uma maneira de dividir e entender a História Antiga. O conceito de antiguidade tardia é fundamental para compreender o mundo antigo, o mundo medieval e mesmo as discussões sobre limites e mudanças entre estes dois períodos.

Mais podcasts de História

Sobre Colunas de Hércules

Para além das regiões do mediterrâneo e do atlântico, do passado ao presente, o podcast Colunas de Hércules tem como tema a História Antiga. Como o herói grego em seus doze trabalhos, procuramos neste programa romper barreiras: do tempo - ao aproximar antiguidade e presente -, do espaço - ao aproximar terras distantes da perspectiva brasileira - e, principalmente, do conhecimento, expandindo o que o público geral sabe sobre a antiguidade. Se você ama História Antiga, gosta, tem curiosidade, pesquisa ou leciona sobre esse assunto, seja bem vindo ao Colunas de Hércules.
Sítio Web de podcast

Ouve Colunas de Hércules, This is History: A Dynasty to Die For e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.2.2 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 1/17/2026 - 7:00:25 AM