Cancro do colon e do reto: Mais casos em idades mais jovens!
Os últimos dados do Observatório Global do Cancro, o registo epidemiológico mundial do cancro, mostram que há um aumento do cancro do cólon e do reto, sobretudo em pessoas com menos de 50 anos. Estima-se, aliás, que até 2030 a incidência do cancro colorretal aumente mais de 100% para jovens entre 20 e os 34 anos. Mais casos em idades mais jovens! E não se percebe ainda por que razão isto está a acontecer. Susana Ourô, cirurgiã geral e coordenadora do grupo de cirurgia do reto no Hospital da Luz Lisboa, é a convidada deste novo episódio do DECIFRAR O CANCRO e aponta algumas direções para explicar esta tendência.O podcast Hospital da Luz está em todas as plataformas. Siga-nos e subscreva. Sempre com os melhores especialistas.
--------
22:00
--------
22:00
Michelle e o seu cancro
Michelle recebeu o diagnóstico quando tinha 43 anos. "Quando percebi que tinha mesmo de fazer quimioterapia, fiquei revoltada. Não queria perder o meu cabelo..." Hoje, passados mais de 4 anos, Michelle deixa uma mensagem de esperança e vida a quem está a passar pelo mesmo turbilhão de emoções.No mês de outubro, o mês da prevenção do cancro da mama, damos a palavra a quem tem uma história de sucesso para contar. Michelle é enfermeira e teve cancro de mama. A sua doença foi diagnosticada e tratada no Hospital da Luz Lisboa, tendo sido sempre acompanhada pela médica oncologista, Mónica Nave, e pela enfermeira Marisa Falé, nurse navigator, ambas do Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa.Este é um novo episódio do DECIFRAR O CANCRO, o podcast Hospital da Luz sobre doenças oncológicas.Siga e subscreva todos os programas do podcast Hospital da Luz. Estamos em todas as plataformas.
--------
36:19
--------
36:19
Um cancro nunca é igual a outro
Desafiámos o oncologista médico do Hospital da Luz Lisboa, João Godinho, para nos explicar se é mesmo assim: um cancro nunca é igual a outro? Com ele, descobrimos que, quando falamos de cancro, estamos a falar de muitas doenças, muitas formas de tratamento e abordagens sempre diferentes, adaptadas a cada doente e a cada ambiente.João Godinho integra a equipa do Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa, como especialista em oncologia médica, e é o convidado especial deste novo episódio do DECIFRAR O CANCRO, o podcast Hospital da Luz sobre doenças oncológicas.
--------
19:29
--------
19:29
Nutrição para o cancro
Há alimentos que provocam cancro? Há dietas especiais para prevenir ou para tratar o cancro? E o que comer ou evitar quando se está a fazer tratamentos oncológicos?As duas convidadas deste novo episódio do DECIFRAR O CANCRO, a nutricionista Mónica Santos e a oncologista médica Mónica Nave, do Hospital da Luz Lisboa, esclarecem todas as dúvidas neste episódio do DECIFRAR O CANCRO, o podcast Hospital da Luz sobre doenças oncológicas.Siga e subscreva este e os outros programas do podcast Hospital da Luz, onde os nossos especialistas falam do que sabem.
--------
27:49
--------
27:49
Cancro da próstata
O cancro da próstata é bastante comum. É mesmo o tumor mais frequente entre os homens. A maioria dos cancros da próstata surge em homens com mais de 65 anos, sem história familiar deste tumor e onde não se consegue reconhecer uma predisposição genética. João Godinho, oncologista médico do Hospital da Luz Lisboa, é o convidado deste novo episódio do DECIFRAR O CANCRO, o podcast Hospital da Luz sobre as doenças oncológicas, a sua prevenção, diagnóstico e tratamentos.E responde às dúvidas mais frequentes sobre esta doença: ter um PSA alto é sinal de cancro da próstata? É possível prevenir esta doença? E o que é o rastreio deste cancro?, entre outras. O DECIFRAR O CANCRO e os outros podcasts Hospital da Luz estão em todas as plataformas streaming de audio e no Youtube também! Siga-nos e subscreva os programas do podcast Hospital da Luz.
Este é um podcast Hospital da Luz sobre cancro, onde damos a palavra aos nossos especialistas nesta doença. ‘Decifrar o cancro’ é sobre como se fazem diagnósticos e tratamentos, sobre os seus efeitos, sobre como se vive com esta doença e sobre tudo o que o conhecimento mais atual da ciência e da medicina tem para nos dizer sobre ela.
No 'Decifrar o cancro', damos a palavra aos profissionais de saúde que lidam diariamente com a doença, aos seus doentes e seus familiares, a todos aqueles que já estão a olhar para lá do cancro, ensinando as novas gerações de médicos e enfermeiros e investigando novas formas de o tratar.