A convidada deste episódio é a Diana Garrido , editora de ficção nacional e banda desenhada na Penguin Random House, antiga jornalista durante mais de uma década, autora de Amãezónia e co-host do podcast Há um livro para isso.Falámos sobre o seu percurso, o salto do jornalismo para a edição, o dia a dia de trabalhar com autores portugueses e o caos bom de quem vive rodeada de livros.
--------
52:03
--------
52:03
🎙️ Isto não estava no prefácio #23 Miguel d'Alte
O meu convidado de hoje é o Miguel d’Alte, autor portuense, viajado, rock’n’roll até à medula.O Miguel já nos levou de Paris em 68 até às sombras de um verão de 1985, e continua a surpreender a cada novo romance. Publicou recentemente o seu quarto livro, Todas as Famílias Felizes, depois de A Origem dos Dias, considerado pelo Jornal de Letras um dos melhores romances de 2024.
--------
1:03:27
--------
1:03:27
Entre o ar condicionado e o aquecimento global da minha cabeça
Mais um episódio onde venho despejar as minhas inquietações: o pânico de começar novos projectos, a novela interminável do ar condicionado possuído e a ansiedade boa de estar a poucos dias de viajar.
--------
25:59
--------
25:59
Isto não estava no prefácio #22 Rui Miguel Almeida
Entre riffs, letras e papel, o editor e escritor Rui Miguel Almeida conta como nasceu a Visgarolho, uma editora com alma de garagem e espírito livre.Falámos de livros, de música, e do prazer de criar sem seguir o manual. Um episódio para quem gosta de rock… e de boas conversas.
--------
50:42
--------
50:42
Isto não estava no prefácio #21 Afonso Reis Cabral
Neste episódio, conversei com Afonso Reis Cabral, autor multipremiado, vencedor do Prémio LeYa e do Prémio José Saramago, e atual presidente da Fundação Eça de Queiroz. Um escritor que, apesar do peso dos títulos e do legado familiar, continua a reinventar-se e a levar a literatura portuguesa a novos caminhos.Falámos sobre o que significa crescer com tanto reconhecimento, sobre a sua nova relação com as redes sociais e os criadores de conteúdo, e sobre a ousadia de O Último Avô, o seu mais recente livro, lançado há pouco mais de um mês.
Este podcast nasceu na pandemia com um copo de vinho (u vários) na mão e a língua afiada. Falava-se de sexo, corpos, homens (com carinho ou com sarcasmo, conforme o dia)… sem tabus, sem filtros e, claro, sem merdas.
Mas entretanto, a coisa mudou de rumo. Hoje, o Isto Não Estava no Prefácio é um podcast de conversas com pessoas ligadas ao mundo dos livros: autores, designers, tradutores, leitores apaixonados e tudo o que gira à volta do objeto-livro.
Não quis mudar o nome porque continua a fazer sentido: há sempre algo que fica fora do prefácio e é disso mesmo que gostamos de falar aqui.