Especial Gabriela Moita (parte 1): “O ideal era destruir-se as normas sexuais que são estereotipadas. A norma é mesmo a diversidade."
Gabriela Moita é uma das grandes referências portuguesas na área da psicologia e sexologia e há mais de 30 anos que se dedica a refletir e a investigar sobre a forma como nos relacionamos com os outros, as questões de género, em particular da comunidade LGBTQIA+. Rosto habitual na televisão em programas como “Falatório”, “Estes Difíceis Amores” ou, mais recentemente, “Impaciência do Coração”, na RTP, fala aqui dos desafios amorosos e sexuais destes tempos e dá pistas de como sair da frustração, da ansiedade e do medo. Ouçam-na nesta primeira parte desta conversa com Bernardo Mendonça, originalmente publicada em junho de 2024.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:16:10
--------
1:16:10
Especial Gabriela Moita (parte 2): “A forma como cada pessoa tem prazer é como uma impressão digital e, nesse sentido, somos todos diversos”
Ouça aqui a segunda parte desta conversa com a psicóloga clínica e sexóloga Gabriela Moita, originalmente publicada em junho de 2024, que aqui vai fundo nos velhos e novos desafios da sexualidade e do erotismo dos casais e de todas as pessoas e quais os melhores caminhos para chegar ao prazer e ao bem estar. E, a propósito da celebração dos 50 anos do 25 de abril, Gabriela dá conta de qual a revolução e libertação sexual que ainda falta fazer no país. Boas escutas!See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
52:06
--------
52:06
Especial Joana Seixas (parte 1): “O fantasma da extrema direita incomoda-me, mas aguça-me o espírito crítico e não me adormece nem me deixa amedrontada”
Joana Seixas é um rosto bem conhecido da televisão e uma das atrizes portuguesas mais comprometidas a usar a voz em prol de diversas causas humanitárias como a crise climática ou a defesa por um cessar-fogo em Gaza. Neste episódio. originalmente lançado a 6 de dezembro de 2024, a atriz dava conta que as novas vozes femininas que afirmam ter sofrido assédio sexual são a ponta do iceberg da sociedade. Muito crítica do silêncio perante as várias injustiças, Joana Seixas considera que estar em cima do muro a assistir a atentados aos direitos humanos, “molda o caráter das pessoas para a apatia”. Ouçam ou recordem a primeira parte desta conversa com Bernardo MendonçaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:18:04
--------
1:18:04
Especial Joana Seixas (parte 2): “Na luta climática as jovens são detidas, obrigadas a despirem-se. Com agricultores ou bombeiros a polícia não o faz”
Ouça aqui a segunda parte desta conversa com a atriz Joana Seixas, originalmente publicada a 6 de dezembro de 2024, que fala da importância das raparigas aprenderem deste muito cedo que são donas do seu corpo, mesmo colocando limites aos toques dos pais, porque “os abusos começam em casa.“ Joana alerta também para o lado revolucionário da escuta ativa, para se ocuparem espaços vazios e se desconstruírem preconceitos em “corpos sem cabeça“. A atriz dá ainda pistas de como dar novo fôlego a relações longas e de como o humor, o amor e o respeito salvam relações e lhes dão vida longa. E ainda nos dá música, trauteia algumas canções e lê um poema da poetisa e escritora Maria Teresa Horta. Boas escutas!See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:17:04
--------
1:17:04
Especial Olga Roriz (parte 1): “Entreguei giz a um grupo de reclusos, pus uma música e propus-lhes que desenhassem no chão a sua cela. Saiu uma obra de arte. Incrível.”
Olga Roriz é uma das criadoras que mais marcaram o rumo da dança e das artes performativas em Portugal. Este ano, a sua companhia de dança completará 30 anos de existência e Olga celebrará 70 de vida e 50 de carreira. Nesta conversa, originalmente publicada em Agosto de 2024, a coreógrafa fala da pesquisa para o seu próximo solo, “O Salvado”, mais de 10 anos depois do seu último “A Sagração da Primavera”, estreado em 2013. A data deste seu regresso aos palcos está marcada para julho deste ano, primeiro no Porto depois em Lisboa. Olga levanta a cortina do que está a preparar e deixa o apelo: “Dancem mais.” Ouçam-na aqui nesta primeira parte da conversa com Bernardo MendonçaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Conversas conduzidas por Bernardo Mendonça com as mais variadas personagens que contam histórias maiores do que a vida. Ou tão simples como ela pode ser