Paulo Pires do Vale (parte 2): “O desejo é uma força de vida. De querer fazer, experimentar. Dêem forma aos vossos desejos”
Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, o filósofo, professor universitário, ensaísta e curador Paulo Pires do Vale aponta caminhos de combate ao discurso do ódio, do medo, da desinformação e o perigo dos radicalismos. E como através da arte e da educação pretende chegar aos jovens, com o apoio dos artistas e educadores, para contrariar a manipulação a que estão a ser sujeitos. E depois fala da importância que dá ao tema “desejo”, que lhe atravessa todo o estudo académico e caminho, e explica quais os grandes desafios do Plano Nacional das Artes a ser implementado no país. E ainda dá conta da nova fase pessoal que está a viver, “estou a remoçar” (a voltar a ser jovem), partilha as músicas que o acompanham e dá várias sugestões culturais. Boas escutas! Sugestão de leitura: O poema “Único”, de Javier Velaza – do livro “Las ignorâncias” (2025) Escolhas musicais: Jeff Buckley, “Strange Fruit” (live at sin-é) Rosalia, “Me quedo contigo” Elis Regina, “Se eu quiser falar com Deus” (capela) Os Quais, “Caído no ringue”See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:22:18
--------
1:22:18
Paulo Pires do Vale (parte 1): “O problema da saúde da democracia é deixarmos de confiar na participação de todos na vida comum”
Paulo Pires do Vale é filósofo, professor universitário, ensaísta e curador. E há muito que conjuga essas facetas em prol de um mundo melhor. Responsável pela criação do Plano Nacional das Artes, em 2019, acredita no valor da arte nas escolas e na formação dos cidadãos. Ouçam-no nesta conversa com Bernardo MendonçaSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:17:01
--------
1:17:01
Pedro Ribeiro (parte 2): “Se pudesse refazia muita coisa do passado. Não voltaria a fazer coisas que me fizeram mal a mim e aos outros”
Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, o radialista e diretor da Rádio Comercial Pedro Ribeiro reflete sobre o futuro da rádio e os seus desafios e perigos, dá conta de como encara as vãs glórias de quem é distinguido com “bugigangas” douradas, revela alguns dos seus atuais pequenos grandes prazeres e os momentos que o inquietam ou deixam mais vulnerável. E partilha ainda algumas das músicas que o acompanham, lê um excerto de um poema de Sophia e deixa sugestões de vários podcasts para ouvir. Boas escutas! Escolhas musicais: "Diariamente" - Marisa Monte "Being Boring" - Pet Shop Boys "Recantiga" - Miguel Araújo "Everybody´s free (to wear sunscreen)" - Buz Luhrmann Leitura: Sophia de Mello Breyner Andressen, in Contos Exemplares Sugestões de podcasts: "All there is" - Anderson Cooper "Comissão Política" - Expresso "Modern Love" - NYT "Histórias de Lisboa" - de Miguel Franco de Andrade "A eleição mais louca de sempre" - ObservadorSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
37:58
--------
37:58
Pedro Ribeiro (parte 1): “Estamos todos, de todos os lados, a precisar de alguém que nos devolva a convicção da necessidade do encontro, da escuta”
Pedro Ribeiro está há 36 anos em antena e em novembro celebra 20 anos na direção da Rádio Comercial. Duas décadas a liderar a rádio mais ouvida do país, que é para muita gente companhia, intimidade e afeto para as horas boas e más. Ele próprio é uma das vozes das manhãs da rádio que dirige. Pedro assume-se competitivo, mas toma para si a máxima que para ganhar é preciso saber perder: “Estive seis anos a viver a frustração de estar a perder nas audiências até chegar à liderança.” Como é ser diretor de si próprio? E como encara os novos desafios da IA? “A rádio não deve cair no deslumbramento de que pode substituir as pessoas por inteligência artificial. Isso matará a rádio!” Ouçam-no nesta conversa com Bernardo Mendonça.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
1:12:09
--------
1:12:09
Giovana Madalosso (parte 2): “A psicanálise fortaleceu-me para acreditar na minha escrita, para sair de uma relação de violência doméstica e atravessar a maternidade”
Nesta segunda parte da conversa do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, a escritora Giovana Madalosso fala da relação umbilical que tem com o humor, sempre presente na sua literatura, e de como a psicanálise a ajudou a acreditar no valor da sua escrita e a afirmar-se escritora. Chega mesmo a revelar como a terapia a fortaleceu a sair de uma relação abusiva, com violência doméstica. E partilha ainda a forma como ultrapassa o medo da folha em branco e os desafios da menopausa. E ainda conta como gere a sua relação com o marido, e também escritor, Pedro Guerra, já que os dois moram em casas diferentes e, no momento, em cidades diferentes. É este um dos caminhos para um amor longo, livre dos conflitos mesquinhos e mundanos? A pergunta é lançada. Giovana revela ainda algumas das músicas da sua vida, lê um texto seu e de outro autor e abre um pouco o livro sobre o que anda a escrever. Boas escutas! Leituras referidas: "Batida Só" - Giovana Madalosso "Teta Racional" - Giovana Madalosso "Suíte Tóquio" - Giovana Madalosso "Tudo Pode Ser Roubado" - Giovana Madalosso Poema "Guardar", de António Cícero Escolhas musicais de Giovana: "Lucro", de Baiana System "Balaceiro", de Juliana Linhares "Coração Selvagem", BelchiorSee omnystudio.com/listener for privacy information.
Conversas conduzidas por Bernardo Mendonça com as mais variadas personagens que contam histórias maiores do que a vida. Ou tão simples como ela pode ser