Aguerrida e apaixonada, eis Joana Maçanita, enóloga dos vinhos Maçanita, numa colaboração estreita com o seu irmão António. Tem ainda uma empresa de consultoria, a Wine ID. Escreveu um livro: o “Branco ou Tinto”. É apaixonada por castas esquecidas no tempo, por vinhas velhas e pela história dos territórios. Para ela a família é um clã e é em nome do clã Maçanita que quer deixar um legado.
--------
55:36
Mundo a Copo T2E3 Joana Oliveira, Flor do Lúpulo
A Joana Oliveira abriu o bar Flor do Lúpulo, em Lisboa. Tem como missão dar a provar cerveja artesanal ao número máximo de pessoas. Os olhos dela brilham quando consegue converter e angariar mais um apaixonado para o clube dos “cervejólicos”. Mas os sonhos não cessam por aqui e Lisboa pode começar a preparar-se para os seus próximos planos.
--------
45:48
Mundo a Copo T2E2 Joana Santiago, Quinta de Santiago
A Joana largou a advocacia pelo mundo dos vinhos. Transformou um negócio familiar numa marca bem construída e reconhecida. Hoje, para além de representar a Quinta de Santiago, é também presidente da Associação de Produtores de Monção e Melgaço. Mas a Joana faz-se de muitas camadas e há muito mais para descobrir, neste episódio...e daria para preencher outros tantos!
--------
59:21
Mundo a Copo T2E1 David Monteiro, Chã
O Mundo a Copo viajou até à Ilha do Fogo, em Cabo Verde. Conversámos com o David Monteiro, mais conhecido como Neves, que nos deu a conhecer a realidade dos vinhos Chã. Tudo isto com a montanha do Fogo como pano de fundo e numa adega, que já não é a primeira. A anterior foi consumida pela lava. Uma história de resiliência, paixão e heroísmo.
--------
33:19
Mundo a Copo #11 Especial fim de temporada
O último episódio desta temporada foi gravado ao vivo no Mercado do Bom Sucesso. Como era um episódio especial, tivemos 3 convidados: Maria Aguiar, do Libatio (uma repetente no Mundo a Copo); Vasco Valente Lopes, dos vinhos Pedro Milanos e Fora da Lei; e Guilherme Macedo, Diretor de Gastrenterologia no Hosp. São João. Foi uma riqueza de troca de ideias, com direito a público e a convívio. Voltamos na segunda temporada. Até lá, boas festas e, lembrem-se, sorvam a vida com entusiasmo!