Sandra Tavares da Silva é enóloga, fundadora da Wine&Soul e, claro, a grande protagonista do episódio de hoje. Nasceu em São Miguel, cresceu em Lisboa, foi modelo, jogadora de volei, estudou agronomia (o curso que ainda hoje recomenda) e dedicou-se ao vinho. Foi no Douro, enquanto trabalhava como enóloga na Quinta do Vale D. Maria, que conheceu o atual marido, Jorge Serôdio Borges, e juntos criaram a Wine&Soul. Em 2020, foi reconhecida como uma das melhores enólogas a nível mundial pela conhecida jornalista e crítica de vinhos Jancis Robinson.
--------
47:43
--------
47:43
Mundo a Copo T2E8 Francisco Bento dos Santos, Quinta do Monte d’Oiro
Francisco Bento dos Santos é “capitão da equipa” Quinta do Monte d’Oiro. E a analogia com o mundo do rugby serve-nos de base para a conversa. Fala-nos dos “pergaminhos” que herdou do pai José, da sede de aprender para fazer melhor, do crescimento de um projeto sustentado e sustentável. Cita várias pessoas que o influenciam, mas ele é o influenciador que destacamos neste episódio.
--------
59:28
--------
59:28
Mundo a Copo T2E7 Anselmo Mendes
Produtor, enólogo, Senhor Alvarinho, Senhor Loureiro e Senhor Alvarelhão. Fomos à Quinta da Torre, em Monção, para conhecer o primeiro projeto de enoturismo da marca e estivemos à conversa sobre vinho, dogmas, mitos, tendências mundiais e até a forma de reconquistar as novas gerações. Um episódio para sorver de um trago.
--------
1:04:16
--------
1:04:16
Mundo a Copo T2E6 Renato Neves, Herdade das Servas
Renato Neves é diretor de Viticultura e Enologia da Herdade das Servas e da Casa da Tapada, do grupo familiar Serrano Mira. Especialista (e defensor!) da viticultura regenerativa, foi com ele que descomplicámos este tema — e foi incrível! Neste episódio, fica ainda o convite para o Regenerative Wine Fest, que acontece já no dia 31 de maio, em Estremoz.
--------
58:38
--------
58:38
Mundo a Copo T2E5 Pedro Paiva, Faca nos Dentes
Pedro Paiva é o criador da Sidra “Faca nos Dentes”. Diz que é um operário agrícola e, tendo nascido em Gaia e tendo desbravado meio mundo, foi no Minho que ele encontrou um propósito: manter vivo o terroir de sidra! Ter a “Faca nos Dentes” significa estar cheio de pujança, com ganas de vencer. E o Pedro tem sede de viver, oiçam-no e comprovem.