Estreia. "1983: Portugal à Queima-Roupa". Episódio 1: Um corpo no lobby do hotel
10 de abril de 1983. Um homem misterioso aguarda no lobby de um hotel em Albufeira. Tem um alvo para abater, só precisa de o avistar. Assim que o faz, dispara quatro tiros e afasta-se a passo. Acaba de matar, em pleno dia e em Portugal, Issam Sartawi, um dos homens mais importantes da causa palestiniana. A caça ao atirador começa de imediato e estende-se a todo o país. No final do dia, um taxista vai ser mandado parar pela polícia, a centenas de quilómetros de distância do local do crime. É ele quem vai dar a primeira grande pista para chegar ao assassino. "1983: Portugal à queima-roupa" é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Victoria Guerra e tem banda sonora original dos Linda Martini. Pode ouvir semanalmente os episódios de "1983: Portugal à queima-roupa" na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast. Os assinantes standard e premium do Observador tem acesso exclusivo e antecipado a todos os episódios em observador.pt.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
40:35
--------
40:35
Realpolitik. Os políticos periquitos e o ministro submarino
Na estreia do Realpolitik, Sérgio Sousa Pinto e Miguel Pinheiro falam sobre a violência em Espanha, sobre o reconhecimento (ou não) da Palestina e sobre o estado da nação.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
47:10
--------
47:10
"Não sei se Almirante continuará o preferido até ao fim"
O deputado do Chega e oficial na reserva, Nuno Simões de Melo, não dá sinais sobre se o partido pode apoiar Isidro Morais Pereira mas acredita que Gouveia e Melo está em perda nestas presidenciais. Sobre a NATO, diz que Trump está "comprometido". See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
22:00
--------
22:00
"Não sou homem de tribuna, sou de ação"
O deputado único do Juntos pelo Povo (JPP), Filipe Sousa, admite a possibilidade de viabilizar orçamentos da AD e avisa que não é "deputado de tribuna". Já quanto ao futuro, quer pôr o JPP a crescer mas "não da forma que o Chega" cresceu. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
19:10
--------
19:10
"PS permitiu ao Chega fingir que é oposição"
António Filipe, um dos deputados mais experientes, critica a oposição do PS ao Governo da AD e questiona a convergência proposta pelo Livre: "o projeto é irmos todos apoiar o PS?". See omnystudio.com/listener for privacy information.
Todas as semanas convidamos um deputado a sentar-se no nosso sofá para uma entrevista sobre o momento político. A conversa termina com o direito à "Defesa da Honra", perante um tema polémico e fechar os "Passos Perdidos", uma frase ou o momento inusitado da semana.