“Quando sentimos dor, temos de continuar”. Caminhos de Santiago batem recordes e podem vir a ser Património da UNESCO
São mais de 240 quilómetros, ou mais de 315 mil passos, entre o Porto e Santiago de Compostela, na Galiza. Da Sé até à Catedral, mais de 75 mil peregrinos já fizeram, este ano, o Caminho Português Central. O número dos que cumprem os itinerários jacobeus deve voltar a subir em 2025. Portugal está “a trabalhar para conseguir começar a poder fazer a candidatura” dos percursos nacionais a Património Imaterial da UNESCO.
--------
12:08
--------
12:08
Abraços, sorrisos e acolhimento. Fátima proporciona férias para pessoas com deficiência e cuidadores
Reportagem de Henrique Cunha
--------
8:46
--------
8:46
A dor também mora ao lado. As outras vítimas da violência doméstica
Maria e Francisco viram as mães serem espancadas pelos pais, Caetana foi agredida anos a fio pelo irmão. Os três foram vítimas de violência doméstica, desde bem cedo. Isso arrastou-os para um poço fundo - de solidão, más notas na escola, medo de andar na rua. Hoje, lutam contra o trauma e tentam uma vida em liberdade.
--------
13:59
--------
13:59
Autismo “não é um tabu”. A lição de Dinis, o mini-biólogo
Com 12 anos e milhares de seguidores, Dinis partilhou o seu diagnóstico de autismo nas redes sociais para ensinar e combater estigmas sobre o espectro. O número de casos tem vindo a aumentar a cada ano. Trata-se de sobrediagnóstico ou de uma maior consciencialização para os sinais?
--------
13:50
--------
13:50
Ouça aqui a Reportagem Renascença de Liliana Carona, "Onde estão as pessoas?". Foto: Liliana Carona/RR
Não há números estatísticos sobre as aldeias com zero habitantes. Mas o fenómeno de ‘desruralização’ verifica-se em centenas de lugares por todo o país e é uma realidade que não sendo novidade, se tem vindo a agravar. Restam as emoções que continuam a fazer com que aldeias como o Fontão, no concelho de Seia, recebam diariamente visitas. De quem? E porquê? E onde é que estão as pessoas?