Ventura está a radicalizar ainda mais o discurso? Frases como “precisamos de três Salazares” ou outdoors com inscrições como “Isto não é o Bangladesh” podem ser, para Begoña Iñiguez, enquadrados na corrida presidencial e mostram a dificuldade em reagir “ao jogo de Ventura”. Já Olivier Bonamici nota também na sociedade um progressivo aumento da radicalização do discurso, para concluir que “nem Le Pen faria isto”, outdoors como os de Ventura. Neste Visto de Fora, ainda, a análise ao pedido de Zelensky para mais dois ou três anos de apoio europeu. E o que dizer da cobertura mediática das eleições no Benfica?
--------
29:06
--------
29:06
Trump olha para o conflito da Ucrânia como uma das suas empresas
Os avanços e recuos da diplomacia norte-americana na questão da Ucrânia adensam as dúvidas sobre a possibilidade de um cessar-fogo. Trump negoceia como quem “trata das suas empresas” e espera ter lucro. Este é um dos assuntos centrais da análise semanal de Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici que olham ainda para as “graves falhas” que permitiram o roubo no Louvre e para a proposta de acabar com a mudança da hora. O relatório preliminar sobre o acidente do Elevador da Glória é outro dos temas fortes desta edição que arranca com o lançamento de “Asterix na Lusitânia”.
--------
26:20
--------
26:20
Europa irrelevante no cessar-fogo em Gaza
Trump foi protagonista, a Europa foi “hiper-discreta” e irrelevante nas negociações que conduziram a um cessar-fogo no Médio Oriente. O mesmo “acontecerá na Ucrânia”. Conclusão deste Visto de Fora onde Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici partilham algum pessimismo quanto ao sucesso da trégua no Médio Oriente. Nesta edição, ainda, um novo olhar para a crise política em França e para as autárquicas onde “não terá havido um declínio do Chega”. E se Portugal fosse governado com a competência e organização das roulottes à porta dos estádios de futebol? Perceba a razão da pergunta neste Visto de Fora.
--------
27:33
--------
27:33
A Europa fica com uma péssima imagem de Israel
No dia em que o mundo aplaude o anúncio de um acordo para o cessar-fogo na Faixa de Gaza, o Visto de Fora avalia a imagem que o Israel deixa para os europeus.
--------
30:05
--------
30:05
A Flotilha ajuda a causa palestiniana?
Dezenas de ativistas da Flotilha Humanitária para Gaza foram detidos pelas forças de Israel. O objetivo seria fazer chegar ajuda humanitária, mas tudo terminou como seria expectável. Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez discordam quanto aos efeitos da iniciativa. A cimeira de Copenhaga sobre a defesa europeia é outro dos assuntos em análise numa edição onde são avaliados alguns hábitos dos portugueses. Por que razão há cada vez menos pessoas a comer fora? Já está a adivinhar a resposta, não está?
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à quinta-feira, depois das 23h.