Chegamos esta semana ao fim da quinta temporada do grande debate das terças-feiras à noite. E hoje, neste ?É ou não é?, também especial por isso, juntamos os habituais comentadores do Telejornal de domingo: João Sores, Pedro Norton, Susana Peralta e Miguel Poiares Maduro, um poker de ases, ao qual se junta uma quinta carta de valor, o presidente da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho, Luís-Aguiar Conraria.
O objetivo é olhar o país, à luz dos que têm sido os últimos meses e do que podem ser os próximos, quando todos voltarmos de férias e talvez até antes disso. Primeiro tema para a mesa, o modelo de governação que o governo tem seguido e uma questão em concreto para se resolver esta semana: a recondução, ou não, de Mário Centeno, como governador do Banco de Portugal. Havia a convicção de que era uma recondução impossível, mas o primeiro-ministro reabriu a questão nas declarações do fim de semana na Madeira.
--------
1:16:59
--------
1:16:59
Para que mãos voará a TAP?
O Governo anunciou na semana passada que vai avançar com a venda de quase metade do capital da TAP, concretamente 49,9%, sendo que 5% serão para os trabalhadores da companhia, como está definido por lei. O ministro que dirige o processo, Miguel Pinto Luz, não vê alternativa: ou a empresa encontra um parceiro para crescer ou morre. A questão divide partidos à esquerda e á direita, sendo que o PS e o Chega se opuseram a uma venda da totalidade da TAP.
Mas será este o momento certo para alienar o que está previsto? E há forma de salvaguardar os interesses nacionais? E os contribuintes vão algum dia reaver os 3 mil milhões e 200 milhões que foram injetados na companhia aérea?
As perguntas estão feitas. As respostas serão dadas esta noite pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, pelo Consultor estratégico e opositor da privatização da TAP, Luís Ferreira, por André Pinção Lucas, Diretor Executivo do Instituto +Liberdade e que preferia a alienação da totalidade do capital e ainda pelos jornalistas e comentadores RTP Helena Garrido e Pedro Sousa Carvalho.
--------
1:16:37
--------
1:16:37
Que justiça sairá da Operação Marquês?
Foram muitos os momentos de tensão esta terça-feira, no julgamento do processo Marquês, com José Sócrates a ser várias vezes advertido pela juíza que preside ao coletivo. José Sócrates falou bastante, dentro e fora da sala de audiências.
Para analisar o arranque do primeiro julgamento em Portugal em que um ex-chefe de governo é acusado de corrupção são nossos convidados o Juiz Desembargador Jubilado Eurico Reis, o advogado Carlos Melo Alves, o politólogo António Costa Pinto, a jornalista da RTP Mariana Flor e o Diretor Adjunto do jornal Público Pedro Candeias.
--------
1:15:59
--------
1:15:59
Como educar para o futuro?
Está na altura de levar a exame o ano letivo que chega ao fim. A falta de professores nas escolas é um desafio gritante. esta semana ficamos a saber que o governo não consegue estimar o número de alunos, que nos últimos anos letivos, estiveram sem aulas a pelo menos uma disciplina. O que deixou surpreendidas as duas estruturas sindicais que representam os professores. No fim de semana, a FENPROF assegurava que um milhão e quatrocentos mil alunos perderam aulas, no último ano letivo. Há várias perguntas para este debate mas é por aqui que começamos.
Para responder, recebemos no ?É ou não é?? Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação; Maria de Lurdes Rodrigues, antiga Ministra da Educação e Reitora do ISCTE; Isabel Flores, Investigadora na área da Educação; Hugo Figueiredo, Professor da Universidade de Aveiro, Investigador e também o coordenador de um estudo da Fundação Belmiro de Azevedo que servirá para lançar a segunda parte deste debate.
A partir do Porto, Joaquim Azevedo, professor da Universidade Católica e considerado um dos principais fundadores do ensino profissional em Portugal. E através de videochamada: Mariana Carvalho, Presidente da CONFAP, a Confederação Nacional das Associações de Pais e Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
--------
1:13:57
--------
1:13:57
Guerra no Médio Oriente: o mundo aguenta?
A guerra durou 12 dias. Donald Trump anunciou um cessar-fogo para o conflito entre Israel e o Irão.
Já hoje, o presidente do Irão declarou o fim da guerra e anunciou o início da reconstrução do país. Benjamin Netanyahu há pouco declarou uma vitória histórica de Israel, já que a ameaça nuclear terminou. Tudo isto no dia em que a defesa da Europa está a ser discutida ao mais alto nível na cimeira anual da Nato, em Haia, nos Países Baixos.
Estes são os temas que vamos tratar nesta edição. Connosco, em debate estão o Major-General, Arnaut Moreira, Márcia Rodrigues, Editora de Política Internacional da RTP, Ana Santos Pinto, Professora Universitária e investigadora académica, em direto de Haia; Helena Garrido, especialista em assuntos económicos; e Henrique Burnay, Consultor de Assuntos Europeus.
Em É Ou Não É? - O Grande Debate é um espaço de debate onde se pretende promover a discussão e dissipar dúvidas, mas acima de tudo acrescentar conhecimento sobre os principais assuntos da atualidade, desde a Saúde, à Educação, à Justiça, mas também dos desafios com que o futuro nos interpela diariamente, designadamente ao nível tecnológico e ambiental. Carlos Daniel é o moderador deste espaço de debate que contará com a presença de personalidades da vida pública e especialistas para uma reflexão tão interessante quanto profunda sobre os tempos de mudança onde a investigação, a inovação e os problemas do mundo global são fatores decisivos e presentes nas nossas vidas.