PodcastsArteEncontro de Leituras

Encontro de Leituras

Público
Encontro de Leituras
Último episódio

53 episódios

  • Encontro de Leituras

    Mariana Salomão Carrara e "A Árvore Mais Sozinha do Mundo"

    13/1/2026 | 1h 20min

    A convidada do 56.º Encontro de Leituras, a 12 de Agosto de 2025, foi a escritora brasileira Mariana Salomão Carrara, que esteve a conversar no clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre o livro A Árvore Mais Sozinha do Mundo. ​O romance, publicado no Brasil em 2024 pela Todavia, saiu em Portugal em Abril passado pela Companhia das Letras, Mariana Salomão Carrara nasceu em São Paulo, em 1986, e é também advogada. Quando a escritora brasileira estava a fazer a pesquisa para aquele que foi o seu primeiro livro editado em Portugal, Não Fossem as Sílabas do Sábado, pelo qual já havia também recebido em 2022 o Prémio São Paulo de Literatura de Melhor Romance, leu uma notícia na BBC Brasil sobre uma série de suicídios que estavam a acontecer entre fumicultores no Rio Grande do Sul, no Brasil. Começou a investigar o envenenamento das pessoas que trabalham em plantações de tabaco e a depressão química que pode estar associada a essa taxa alta de suicídios. Foi a partir daí que começou a imaginar a família do romance A Árvore Mais Sozinha do Mundo: Carlos e Guerlinda, que trabalham numa plantação de tabaco, e os seus três filhos Alice, Maria e Pedro. Uma das particularidades de A Árvore Mais Sozinha do Mundo é que quem descreve a vida desses agricultores no romance são objectos, uma espécie de “espiões domésticos” como lhes chama a autora. Em Novembro, já depois desta nossa conversa, este livro recebeu o Prémio São Paulo de Literatura 2025. Isabel Coutinho, a jornalista responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e Paulo Werneck, director da revista Quatro Cinco Um, apresentam o Encontro de Leituras, destinado a leitores de língua portuguesa, no qual se discutem romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado. Os melhores momentos são depois publicados no podcast Encontro de Leituras.See omnystudio.com/listener for privacy information.

  • Encontro de Leituras

    Hugo Gonçalves sobre "Filho da Mãe"

    05/12/2025 | 1h 13min

    O convidado do Encontro de Leituras de 10 de Junho de 2025 foi o escritor, argumentista e jornalista português Hugo Gonçalves, que esteve a conversar no clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre o livro Filho da Mãe. A obra, escrita a partir do acontecimento que foi a morte da mãe, com um cancro, tinha ele oito anos, foi editada pela Companhia das Letras nos dois países. Filho da Mãe saiu em 2019 na edição portuguesa. A edição brasileira com o título Mãe foi publicada em 2021.See omnystudio.com/listener for privacy information.

  • Encontro de Leituras

    Raphael Montes e o thriller Suicidas

    29/8/2025 | 1h 24min

    O convidado do 54.º Encontro de Leituras, que aconteceu a 8 de Julho de 2025, foi o escritor e argumentista brasileiro Raphael Montes, que esteve a conversar no clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre o livro Suicidas. Depois de ter ficado entre os finalistas do Prémio Benvirá de Literatura 2010, para textos originais, Suicidas foi publicado pela editora Benvirá, e teve algum sucesso. Foi finalista do Prémio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prémio São Paulo de Literatura 2013 e, anos mais tarde, em 2017, foi republicado no Brasil pela Companhia das Letras (com um novo capítulo). É essa versão que chegou às livrarias portuguesas pela Cultura Editora, que está a publicar todas as obras do autor brasileiro nascido em 1990 e que, depois de abandonar a advocacia para se dedicar à escrita a tempo inteiro, se tem dedicado ao noir, ao terror e ao policial pop. Além de autor best-seller traduzido para mais de 25 idiomas, Raphael Montes é também o criador, argumentista e produtor executivo de Beleza Fatal, a primeira telenovela brasileira da Max, e da série Bom Dia, Verônica, da Netflix (que no Brasil venceu o prestigiado prémio da antiga Associação Paulista de Críticos Teatrais, em 2020). Dirige a Casa Montes, uma produtora focada em séries e longas-metragens de crime, terror e suspense. A jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e Paulo Werneck, director de redacção da revista Quatro Cinco Um, apresentam o evento, destinado a leitores de língua portuguesa, no qual se discutem romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.​See omnystudio.com/listener for privacy information.

  • Encontro de Leituras

    Podcast Encontro de Leituras: Gonçalo M. Tavares e o premiadíssimo romance Jerusalém

    06/6/2025 | 1h 18min

    No dia 12 de Dezembro de 2023, Gonçalo M. Tavares foi o convidado do Encontro de Leituras onde esteve a discutir com os os leitores o romance Jerusalém, obra que recebeu o Prémio Ler/Millenium BCP em 2004, o Prémio José Saramago em 2005 e o Prémio Portugal Telecom de Literatura em 2007.​ Nesta sessão, celebrou-se o terceiro aniversário do clube de leitura do PÚBLICO. Foi também a última sessão feita com o jornal brasileiro Folha de S. Paulo​, depois de uma parceria que durou três anos. A actual parceria do Encontro de Leituras com a revista brasileira Quatro Cinco Um, só se iniciou em Fevereiro de 2024. Esta sessão foi moderada como habitualmente pela jornalista Isabel Coutinho, do PÚBLICO, e também pelo jornalista Eduardo Sombini, da Folha de S. Paulo, com a participação de Inês Bernardo, do PÚBLICO, e por ser aniversário, também de Úrsula Passos, a antiga jornalista da Folha de S. Paulo ​que também moderou o clube no seu início. Editado actualmente pela Relógio D’Água, em Portugal, e pela Companhia das Letras, no Brasil, Jerusalém é o terceiro volume de O Reino, o conjunto de “livros pretos” em que o escritor português quis estudar o mal, a perversão, a violência e a força.​ “Os livros de O Reino são máquinas de incomodar”, descreveu-os assim no PÚBLICO o crítico literário Mário Santos. A série começou por ser publicada como uma tetralogia composta pelas obras Um Homem: Klaus Klump (2003), A Máquina de Joseph Walser (2004), Jerusalém (2004) e Aprender a Rezar na Era da Técnica (2007). Mas, desde 2020 O Reino passou também a incluir O Osso do Meio. Em Jerusalém, acompanhamos várias personagens perdidas numa noite. Entre eles, o médico Theodor Busbeck, que está a fazer um estudo destinado a produzir um gráfico capaz de estabelecer “uma relação entre o horror e o tempo”. Quer perceber se “o horror está a diminuir ao longo dos séculos ou a aumentar”, ou ainda se, pelo contrário, se mantém “estável”. Acompanhamos também Mylia, a sua ex-mulher, que tem uma dor constante, e que esteve internada num hospício onde conheceu Ernst Spengler, o doutor Gomperz, o ex-combatente Hinnerk, a prostituta Hanna, os loucos…“Numa trama imprevisível, em que os personagens são atraídos e apartados pela dor, pelo desejo e pela loucura”, Gonçalo M. Tavares “constrói uma alegoria perturbadora sobre as relações de dominação entre os homens”, sintetiza a editora brasileira desta obra.See omnystudio.com/listener for privacy information.

  • Encontro de Leituras

    Podcast do Encontro de Leituras: Juliana Leite e o romance Humanos Exemplares

    30/5/2025 | 1h 15min

    A convidada do 53.º Encontro de Leituras, que aconteceu a a 13 de Maio de 2025, foi a escritora brasileira Juliana Leite que esteve a conversar no clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre o livro Humanos Exemplares. Juliana Leite, Mestre em Literatura Comparada, nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1983. Este é o seu segundo romance e o primeiro publicado no nosso país. Foi editado pela Companhia das Letras, no Brasil, em 2022, e saiu em Fevereiro deste ano em Portugal pela mesma editora. Humanos Exemplares começou a ser escrito no primeiro ano da pandemia de covid-19. Juliana Leite quis entender como é que histórias de pessoas comuns se entrelaçam com grandes episódios e grandes narrativas da história brasileira. Quis pensar na forma como os brasileiros envelhecem hoje e como de certa forma o processo de envelhecimento é também um testemunho da história do seu país. Natália, a personagem principal de Humanos Exemplares, foi professora e está prestes a fazer 100 anos. Sozinha no seu apartamento, espera telefonemas da sua filha, que mora no estrangeiro. E recorda os que já partiram à sua volta. É através desta viúva que ficamos a conhecer Vicente, aquele que foi o seu marido, também professor e perseguido durante a ditadura, ou ainda Sarah, que era a melhor amiga de Natália, vivia na cidade e tinha uma loja de biscoitos. Humanos Exemplares é “um livro sobre a morte, a solidão e a lembrança”, escreveu a crítica literária Iara Machado Pinheiro na recensão que fez na Quatro Cinco Um.See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mais podcasts de Arte

Sobre Encontro de Leituras

O clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um. Os jornalistas Isabel Coutinho e Paulo Werneck moderam a conversa entre escritores publicados em Portugal e no Brasil e os seus leitores. As sessões acontecem na segunda terça-feira de cada mês.
Sítio Web de podcast

Ouve Encontro de Leituras, Livros para Ouvir e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Encontro de Leituras: Podcast do grupo

Informação legal
Aplicações
Social
v8.2.2 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 1/15/2026 - 4:31:09 AM