Powered by RND
PodcastsArteEncontro de Leituras

Encontro de Leituras

Público
Encontro de Leituras
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 47
  • Podcast do Encontro de Leituras: Mia Couto e A Cegueira do Rio
    O convidado do 52.º Encontro de Leituras, que aconteceu a 8 de Abril de 2025, foi Mia Couto. O escritor e biólogo moçambicano esteve a conversar no clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre o livro A Cegueira do Rio. Publicado em Outubro do ano passado, em Portugal, pela Editorial Caminho e no Brasil, pela Companhia das Letras, este é um romance, nas palavras do próprio Mia Couto, sobre a escrita e como esta forma de representar o mundo se transformou num poder que tem donos. Uma obra em que o premiado escritor, que nasceu na Beira, em Moçambique, em 1955, quis ter uma narração partilhada com as personagens da história. A Cegueira do Rio é um romance inspirado em acontecimentos reais. Durante a Primeira Guerra Mundial, em Agosto de 1914, numa das margens do rio Rovuma, que separa Moçambique da Tanzânia, houve um assalto alemão a um posto militar português no qual foram assassinados um sargento português e 11 sipaios africanos. O outro acontecimento real foi a insurreição popular que ficou conhecida como a “Revolta dos Maji-Maji”, entre 1905 e 1907, em protesto contra a cultura forçada do algodão e encabeçada por um líder espiritual chamado Bokero. A resposta das autoridades coloniais alemãs levou a um dos mais graves massacres da história de África, como se lê numa nota do autor no início do livro. A jornalista Isabel Coutinho, responsável pelo site do PÚBLICO dedicado aos livros, o Leituras, e Paulo Werneck, director de redacção da revista Quatro Cinco Um, apresentam o evento, destinado a leitores de língua portuguesa, no qual se discutem romances, ensaios, memórias, literatura de viagem e obras de jornalismo literário na presença de um escritor, editor ou especialista convidado.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:23:56
  • Podcast do Encontro de Leituras: Conceição Evaristo e as mulheres de Fio Jasmim
    A convidada do 51.º Encontro de Leituras, que aconteceu a 11 de Março de 2025, foi Conceição Evaristo. A escritora, poeta e linguista brasileira esteve a conversar no clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um sobre o livro Canção para Ninar Menino Grande. Este romance publicado no Brasil pela primeira vez em 2018, teve uma segunda edição em 2022 pela editora Pallas. Foi esta versão revista e aumentada pela autora, que saiu no ano passado em Portugal pela Orfeu Negro. Fio Jasmim, o protagonista masculino de Canção para Ninar Menino Grande, é um jovem ajudante de maquinista e passa a maior parte do tempo a viajar de comboio de terra em terra. Em cada nova localidade, centra-se nas suas conquistas amorosas. Sabemos a sua história pelas mulheres com quem se envolve. Conceição Evaristo, cuja obra abarca conto, poesia, ensaio e romance é, na opinião da poeta e académica angolana Ana Paula Tavares, “a escritora e ensaísta brasileira que mais tem participado na valorização das vozes das mulheres negras na sua diversidade e sonoridade múltiplas”.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:13:07
  • Podcast do Encontro de Leituras: Marcelo Rubens Paiva e Ainda Estou Aqui
    O convidado do 50.º Encontro de Leituras, que aconteceu a 11 de Fevereiro de 2025, foi o escritor Marcelo Rubens Paiva. O escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro esteve no clube de leitura do PÚBLICO e da revista brasileira Quatro Cinco Um, para discutir o seu livro de memórias Ainda Estou Aqui. Lançado no Brasil, em 2015, pela Alfaguara e em Janeiro passado, em Portugal, pela Dom Quixote, este livro foi adaptado ao cinema por Walter Salles. Ainda Estou Aqui reconstitui memórias familiares e narra toda a história que envolveu o assassinato do pai de Marcelo Rubens Paiva, o deputado federal e engenheiro civil Rubens Beyrodt Paiva, que foi torturado e morto pela ditadura militar brasileira em 1971 e só teve o seu atestado de óbito emitido 25 anos depois, graças à incessante luta da viúva Eunice Paiva, que voltou a estudar, tornou-se advogada e defensora dos direitos dos indígenas e criou cinco filhos sozinha.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:16:43
  • Bruno Vieira Amaral e a história de João Jorge
    O convidado do 49.º Encontro de Leituras, que aconteceu a 14 de Janeiro de 2025, foi o escritor português Bruno Vieira Amaral, que conversou sobre Hoje Estarás Comigo no Paraíso, editado em 2017 pela Quetzal, em Portugal, e pela Companhia das Letras, no Brasil. Neste romance, segundo classificado na edição 2018 do Prémio literário Oceanos, Bruno Vieira Amaral resgata a história do seu primo, assassinado aos 21 anos. Já no seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, publicado em 2013 (e que lhe deu o Prémio José Saramago em 2015), o escritor, cronista, crítico literário e tradutor, formado em História Contemporânea pelo Instituto Universitário de Lisboa, tinha um capítulo inspirado na história do homicídio do seu primo João Jorge, que aconteceu em 1985, quando o escritor tinha sete anos. Nessa altura deu-lhe o nome de Joãozinho Treme-Treme. As Primeiras Coisas era inspirado no bairro do Vale da Amoreira, onde Bruno Vieira Amaral, que nasceu no Barreiro em 1978, cresceu.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:23:29
  • Tiago Ferro no quarto aniversário do clube de leitura
    O convidado do 48.º Encontro de Leituras, que aconteceu a 10 de Dezembro de 2024, foi o escritor brasileiro Tiago Ferro, que conversou sobre o romance O Seu Terrível Abraço, publicado no Brasil em 2023, pela Todavia, e lançado em Portugal, em Outubro do ano passado, pela Tinta-da-china. O protagonista deste livro é um escritor de 40 anos, um intelectual branco, de classe média alta, diagnosticado com uma doença terminal e que a partir daí revê toda a sua vida, e em consequência também o que aconteceu à sua geração (que por acaso é a do autor). O editor e escritor Tiago Ferro, que nasceu em São Paulo, em 1976, é também o autor de O Pai da Menina Morta (Tinta-da-china), que ganhou, em 2019, o Prémio Jabuti de melhor romance e o Prémio São Paulo de Literatura de melhor romance de estreia. Trata-se de uma autoficção onde o escritor parte de um acontecimento real da sua vida, a perda da ilha, para abordar o luto de um pai. Depois de um primeiro período de três anos realizado em parceria com o jornal Folha de S. Paulo, o clube de leitura do PÚBLICO completou mais um ano em Dezembro, em associação com a revista brasileira Quatro Cinco Um.See omnystudio.com/listener for privacy information.
    --------  
    1:14:56

Mais podcasts de Arte

Sobre Encontro de Leituras

O clube de leitura do PÚBLICO e da revista Quatro Cinco Um. Os jornalistas Isabel Coutinho e Paulo Werneck moderam a conversa entre escritores publicados em Portugal e no Brasil e os seus leitores. As sessões acontecem na segunda terça-feira de cada mês.
Sítio Web de podcast

Ouve Encontro de Leituras, Pequenas Reivindicações de Liberdade e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

Encontro de Leituras: Podcast do grupo

Aplicações
Social
v7.16.2 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 5/1/2025 - 9:36:04 AM