A intelectual e militante Branca Moreira Alves encontrou no feminismo novas formas de enxergar sua atuação política e um lugar de pertencimento. Junto de Neca Setubal e Sueli Carneiro, ela rememora experiências que abrangem desde o seu despertar para as questões de gênero até a luta para popularizar o movimento feminista no Brasil. Siga o “Escute as Mais Velhas” no seu aplicativo de podcasts favorito.
--------
39:03
Helena Theodoro
A filósofa e ativista Helena Theodoro traz a força da ancestralidade para o pensamento contemporâneo. Ao lado de Neca Setubal e Sueli Carneiro, ela fala sobre a filosofia africana, a relevância das narrativas afro-brasileiras no contexto acadêmico e a espiritualidade como modo de existir e transformar o mundo. Siga o “Escute as Mais Velhas” no seu aplicativo de podcasts favorito.
--------
46:36
Jacqueline Pitanguy
A socióloga e cientista política Jacqueline Pitanguy foi figura central nas articulações pelos direitos das mulheres durante a redemocratização do Brasil. Ela compartilha com Neca Setubal e Sueli Carneiro os desafios na construção de uma agenda feminista em tempos de enfrentamento ao autoritarismo e relembra sua atuação no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Siga o “Escute as Mais Velhas” no seu aplicativo de podcasts favorito.
--------
47:14
Conceição Evaristo
Entre as mais importantes autoras brasileiras, Conceição Evaristo traz na palavra a força da ancestralidade. Em diálogo com Neca Setubal e Sueli Carneiro, ela reflete sobre a presença da cultura negra na literatura brasileira e a importância de ocupar espaços de narrativa para construir novas realidades. Siga o “Escute as Mais Velhas” no seu aplicativo de podcasts favorito.
--------
46:40
Heloísa Teixeira
Heloísa Teixeira, escritora, crítica literária e feminista, morreu na última semana – em 28 de março de 2025. Nesta entrevista, dada a Neca Setubal e Sueli Carneiro em junho de 2024, Heloísa revisitou as experiências no movimento feminista e compartilhou percepções sobre como o passado se torna um capital e uma ferramenta que ampara a experiência de envelhecimento. Até os 80 anos, Heloísa adotava o sobrenome do ex-marido – Buarque de Hollanda. O Teixeira, herdado da mãe, a acompanhou nos últimos cinco anos de vida. Heloísa deixou os filhos André, Pedro e Luiz, amigos, livros publicados e uma grande contribuição para a crítica cultural e o feminismo brasileiro.
No Escute as Mais Velhas, o novo podcast da Fundação Tide Setubal, produzido pela Rádio Novelo, Sueli Carneiro e Neca Setubal se reúnem para preencher lacunas da história e celebrar a trajetória de mulheres extraordinárias. Em treze episódios, publicados a cada semana, as apresentadoras conversam com as mais importantes representantes do feminismo e dos direitos humanos no Brasil para entender como foi consolidar a presença das mulheres na construção do país que conhecemos hoje.