JN: STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos por tentativa de golpe de estado
A história do Brasil teve a primeira condenação de um ex-presidente da República por tentativa de golpe de Estado. Jair Messias Bolsonaro foi considerado culpado também por organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Os ministros estabeleceram pena de vinte e sete anos e três meses de prisão em regime inicial fechado. E foram condenados todos os réus do núcleo crucial da trama golpista: o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o ex-vice de Bolsonaro na chapa eleitoral, Braga Netto; o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência de Bolsonaro, Augusto Heleno; o ex-diretor da Abin no governo Bolsonaro, Alexandre Ramagem; o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e o ex-comandante da Marinha de Bolsonaro, Almir Garnier.
--------
5:31
--------
5:31
Julgamento da trama golpista; Protestos no Nepal; Morte de Charlie Kirk e Preço do café
Trama golpista: julgamento volta nesta quinta com voto de Cármen Lúcia. Entenda as diferenças de Moraes, Dino e Fux nos principais pontos do julgamento. Placar do julgamento da trama golpista: veja como votaram os ministros. 'Nepo kids' do Nepal: ostentação de filhos de autoridades nas redes sociais alimentou onda de protestos no país; VÍDEO. VÍDEO mostra pessoa em telhado perto de onde Charlie Kirk foi morto; polícia diz que tiro foi disparado de topo de edifício. Preço do café cai pelo 2º mês seguido, mas voltará a subir em breve, dizem indústrias.
--------
5:28
--------
5:28
Entenda o voto de Fux para absolver Bolsonaro de todos os crimes; Saiba que horas é o voto de Cármen Lúcia no julgamento desta quinta no STF
Entenda o voto de Fux para absolver Bolsonaro de todos os crimes. Saiba que horas é o voto de Cármen Lúcia no julgamento desta quinta no STF. Vídeo mostra momento que Charlie Kirk foi atingido; polícia diz que tiro foi disparado de topo de edifício. Calor e tempo firme predominam no Centro-Oeste, frente fria chega na sexta no Sul e Sudeste. Corinthians e Fluminense garantem lugar nas semifinais da Copa do Brasil.
--------
5:55
--------
5:55
JN: Fux vota pela absolvição total de Bolsonaro e placar é de 2 a 1 pela condenação do grupo; ativista americano de direita é morto a tiros em universidade
O ministro do STF Luiz Fux divergiu do relator Alexandre de Moraes. Numa exposição iniciada há mais de 10 horas, ele descartou condenações por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado e compôs maioria para condenar Mauro Cid por atentado contra o Estado Democrático de Direito. Com placar de 2 a 1 pela condenação do grupo, a ministra Cármen Lúcia será a próxima a votar, amanhã de manhã. Um ativista americano de direita foi morto a tiros ao discursar numa universidade. E caças da OTAN abateram drones russos no espaço aéreo da Polônia.
--------
5:30
--------
5:30
Fux defende anular processo; PEC da Anistia; IPCA e mais
Fux fala em 'incompetência absoluta' do STF e defende anular processo. Motta e Alcolumbre discutem anistia; não há acordo. Polônia invoca artigo 4 do tratado da Otan, e países se reúnem para estudar resposta à Rússia. IPCA tem queda de 0,11% em agosto, primeira deflação em um ano, diz IBGE.