Ana Gomes: “No caso da banca, falamos de 225 milhões que foram papados ao Estado”
Em mais uma análise crítica da atualidade política e social em Portugal, abordando temas como a impunidade dos cartéis bancários e de distribuição, fuga fiscal, transparência governamental, dificuldades no Serviço Nacional de Saúde e falhas no combate aos incêndios, Ana Gomes comenta ainda a situação internacional, nomeadamente os conflitos em Gaza e na Ucrânia, defendendo uma Europa mais forte e solidária. O episódio destaca a importância da justiça social, da responsabilidade política e da proteção dos direitos humanos, terminando com uma nota de esperança e homenagem a Sérgio Godinho.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
29:24
--------
29:24
“Em Gaza estamos a ver tudo do pior que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, mas em direto e ninguém pode fingir que não vê”
Ana Gomes analisa o calvário dos incêndios pelo país, com Pedrógão Grande a ser novamente afetado. Em Olhão, dois agentes da PSP foram acusados de matar e sequestrar um imigrante marroquino, a comentadora critica o silêncio “da PSP, do MAI, da PGR, do Governo e da Presidência da República.” Trump reuniu-se com Putin, mas também com Zelensky e alguns líderes europeus, no entanto Ana Gomes afirma que o presidente americano “está-se nas tintas para a paz” e que só serve para “dar um passe a Putin para continuar a agressão”. Ana Gomes critica ainda a inação do mundo quanto à situação em Gaza, aponta a crise da habitação como justificação para a redução de colocados no Ensino Superior e apela ao fim das touradas, após a morte de um jovem forcado. O comentário de Ana Gomes foi emitido na SIC Notícias a 24 de agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
27:10
--------
27:10
“Tem que haver coragem política, organização e responsabilidade. Mas o primeiro-ministro preferiu fazer a festa no Pontal”
Ana Gomes não mede as palavras para falar sobre a responsabilidade do governo em relação à falta de comunicação, organização e responsabilidade política perante o país em chamas. A área ardida chega aos 170 mil hectares e há quase cinco mil operacionais no terreno mas isso não chega para a quantidade de fogos e reacendimentos. Há também tempo para uma palavra sobre a Ucrânia, neste caso sobre a cimeira entre Trump e Putin no Alasca: “Eu só espero que os lideres europeus tenham uma réstia de lucidez para não embarcar no discurso de Putin”, diz. O comentário foi emitido na SIC Notícias a 17 agosto.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
17:56
--------
17:56
Ana Gomes: “O Governo numa linha troikista, ou até mais do que troikista, vai estar a trabalhar para os pedidos dos patrões”
Em mais um comentário de domingo à noite, numa época de verão onde o mundo não para, Ana Gomes olha para as principais polémicas da semana. Para além do elogio ao chumbo do Tribunal Constitucional à nova lei da imigração, faz um breve comentário ao desembarque no Algarve de migrantes oriundos de Marrocos e aos comentários de ódio que a informação gerou nas redes sociais. “As pessoas já se esqueceram dos tios e pais que foram ‘a salto’ para França e para a Alemanha”, ironiza, e recorda que todos estes acontecimentos, promovidos por um Governo que leva a extrema-direita “a reboque”, só “privilegiam a agenda do Chega”. Ainda sobre matéria de política nacional, analisa a novas alterações à lei do trabalho e compara as intenções da contra-reforma ao tempos da troika. “O Governo numa linha troikista, ou até mais do que troikista, vai estar a trabalhar para os pedidos dos patrões”, analisa. Quanto ao encontro de Putin com Trump no Alasca, faz questão de repetir as suas convicções sobre o conflito na Ucrânia. “O que se joga na Ucrânia não é o território do país, é a própria Europa. Sempre o disse”. Ouça aqui o programa emitido a 10 de agosto na SIC Notícias. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
20:17
--------
20:17
Ana Gomes: “Sinto tristeza porque todos já sabemos o que devíamos fazer para prevenir os fogos, mas isso ainda não foi feito”
Os incêndios florestais em Portugal e a necessidade de melhor gestão do território e meios de combate, o reconhecimento do Estado da Palestina, crises políticas em Angola e outros países lusófonos, e ainda as tensões comerciais entre EUA e UE estiveram sob o escrutínio de Ana Gomes. A comentadora critica a falta de transparência governamental, alerta para reformas polémicas e destaca o impacto social negativo dos jogos de azar, como a raspadinha. Um episódio rico em análise crítica e defesa dos direitos humanos.See omnystudio.com/listener for privacy information.