Ana Gomes: “O Papa Francisco abriu a igreja às mulheres e às minorias sociais e criticou a economia que mata”
Na semana que viu o mundo despedir-se do líder máximo da Igreja Católica, a comentadora não deixa de lembrar que até no funeral do Papa Francisco estavam pessoas que o criticaram e insultaram, como Trump e Millei. Passou ainda em revista a data histórica do 25 de abril e as “peripécias desnecessárias” em torno das comemorações. Refere que o “Governo em campanha” não resistiu a mais um truque, em passar Abril para Maio: “A rua respondeu ao governo”, conclui.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
23:27
"Quem beneficia da atuação do Ministério Público é a extrema-direita"
Ana Gomes diz que há uma intromissão do Ministério Público na vida democrática do país que pode beneficiar a extrema direita. "Sabemos que a denúncia na base da qual o Ministério Público atuou já tinha sido arquivada pelo DIAP do Porto. Não se explica a descoordenação a não ser com o objectivo, efetivamente, de tentar suscitar uma equivalência com o que se passa em relação a Luís Montenegro.” Ana Gomes critica a falta de coordenação e transparência do Ministério Público e questiona a atuação do Procurador-Geral da República, que diz ter sido escolhido por ser amigo de Luís Montenegro. ”Tem de ser demitido”. Oiça aqui em podcastSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
28:45
“Há imensa gente que se queixa que só nestes dois dias já perdeu 10% das suas poupanças e teme perder muito mais”
No espaço de comentário semanal, Ana Gomes critica a atuação do governo português em relação à segurança interna e à imigração. A comentadora SIC Notícias destaca a eliminação de partes cruciais do relatório anual de segurança interna, que abordavam a violência contra minorias e a presença de estrangeiros em setores estratégicos da economia. Emitido na SIC Notícias a 6 de abril. Para ver a versão vídeo deste episódio, clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
27:22
“A guerra das tarifas de Trump já está a sentir-se na inflação nos EUA. Há uma psicose com os ovos, estão à procura de ovos por todo o lado”
Vinda de uma viagem aos Estados Unidos da América, Ana Gomes analisa as mudanças no país, destacando o medo coletivo, apesar de também ter encontrado resistência a Trump. “O caso Signalgate mostra uma tremenda incompetência, uma tremenda quebra de segurança, mas está a abrir brechas”, defende a comentadora. Discute ainda as eleições na Madeira, a crise de confiança no governo e realça a resiliência dos povos de Moçambique, Palestina e Turquia. Oiça aqui o comentário de Ana Gomes em podcast. O programa foi emitido na SIC Notícias a 30 de março. Para ver este episódio em vídeo clique aquiSee omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
28:00
“Vimos o PSD a tentar culpabilizar o PS, a nivelar o debate por baixo. O que interessa é falar seriamente sobre as preocupações dos portugueses”
Esta semana deu-se a rejeição da moção de confiança apresentada pelo Governo, o que consequentemente levou à sua queda. A IL e os partidos que suportam o Governo votaram a favor, PS e a restante oposição votou contra. Cerca de um ano depois, quem é responsável pelo regresso dos portugueses às urnas? Na opinião da comentadora Ana Gomes, a culpa é apenas do primeiro-ministro. E faz questão de mostrar a indignação com a ordenação e devida discussão da moção em Parlamento. “Aguiar Branco foi um péssimo presidente da Assembleia da República, sempre a fazer fretes a André Ventura”, garante. Neste programa, é também discutida a intenção de privatizar o SNS e a defesa nacional na dependência com os EUA. Ouça aqui em podcast a emissão de 16 de março. See omnystudio.com/listener for privacy information.