FEMINA

Vanessa Augusto
FEMINA
Último episódio

118 episódios

  • FEMINA

    Cátia Pinheiro

    09/1/2026 | 56min
    Cátia Pinheiro nasceu no Porto, em 1980. É formada em Teatro pela Academia Contemporânea do Espetáculo (2000). Estreou-se profissionalmente como atriz em 1999, tendo ao longo da sua carreira como atriz trabalhado com vários encenadores e estruturas como António Fonseca, Nuno Cardoso, Nuno Carinhas, Diogo Infante, Tiago Rodrigues, Nuno M. Cardoso, Marcantónio Del’Carlo, António Villareal, Philippe Quesne, Cão Solteiro, entre outros.

    Enquanto criadora, co-criou e interpretou os espetáculos “Receita para me Ouvires”, (2006), “A Festa”, (2008), “Geopolítica do Caos” (2009), “WTF?” (2010), “Wanted” (2015), “Uma Gaivota”(2016), “Geocide” (2017) e “The End” (2017), “M’18” (2018), “Pathos” (2019), “Party” (2019), “Língua” (2020), “F…”, “O Meu Primeiro Corpo” (2022), “descobri-quê?” (2023) e “Carta à Matilde” (2023).

    Em 2009 criou a Estrutura Associação Cultural com José Nunes, com quem partilha a direção artística. Foi responsável pela conceção plástica da maioria dos espetáculos da Estrutura e da instalação “Terceira Via” para o espetáculo de Rogério Nuno Costa (Festival Circular, 2013). Em 2011, foi bolseira do Centro Nacional de Cultura, onde desenvolveu o projeto de investigação “Projeto Rua”.

    Cátia Pinheiro participa na adaptação do texto, encenação, cenografia e interpretação de TITUS, que parte da peça Titus Andronicus, de William Shakespeare, uma das suas primeiras tragédias, marcada por uma violência extrema e por temas como o trauma de guerra, o desejo de vingança, a relação com o poder, a autocracia, a misoginia e a ausência de limites para atingir um fim, seja ele político ou pessoal.
    A peça estará no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre os dias 16 e 25 de janeiro.

    LINKS FEMINA: https://linktr.ee/femina
  • FEMINA

    Inês Thomas Almeida (ao vivo no Festival Setentrional)

    31/12/2025 | 57min
    Este episódio foi gravado ao vivo no Festival Setentrional a 3 de julho de 2025, a convite do Ponto C, em Penafiel.
    Captação de som por Pedro Guedes. Um agradecimento especial à Mónica Guerreiro e toda equipa de produção do Ponto C.

    Inês Thomas Almeida é musicóloga, doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa, tendo recebido, pela sua tese O olhar alemão: as práticas musicais em Portugal no final do Antigo Regime segundo fontes alemãs, sob orientação de Rui Vieira Nery, a classificação máxima por unanimidade.

    Nasceu na República Domininicana, viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, tendo-se licenciado em Canto pela Hochchule für Musik und Theater Rostock e posteriormente criado uma ONG para o apoio à comunidade portuguesa em Berlim. Neste âmbito, foi responsável por inúmeras iniciativas de cariz cultural, social e humanitário e recebeu vários prémios e distinções pelos serviços prestados à comunidade. 

    Atualmente, é professora convidada do Doutoramento em Estudos de Género da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona Música e Género, e responsável pela criação do curso Mulheres Compositoras: História da Composição no Feminino, que leciona na FCSH NOVA como curso livre.

    A sua investigação incide sobre música no século XVIII, relatos de viagem, mulheres na música e redes culturais transnacionais. Tem artigos publicados em revistas científicas da especialidade e mantém uma intensa atividade como conferencista, quer em colóquios nacionais e internacionais, quer como divulgadora musical na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Nacional de São Carlos.
  • FEMINA

    Sara Duarte Brandão

    22/12/2025 | 48min
    Sara Duarte Brandão nasceu no Porto em 1997, com um pé na Beira Baixa e outro em Arouca, onde, diz, teve a sorte de ter avós. Licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes, é Facilitadora em Criação Artística Comunitária e doutoranda em Ciências da Educação com uma bolsa da FCT.

    Recebeu o Prémio Literário Nortear com o conto (Ver). Cofundou a Truz Truz Editora (2020), onde é designer e autora, e a sua obra CriÁrvore (2022) foi recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. Publicou o livro Descolonizar o Sujeito Poético (2023) na Editora Urutau, que recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Glória de Sant’Anna (2024) e foi finalista da Mostra Nacional Jovens Criadores – Literatura (2024).

    O seu romance de estreia Quem Tem Medo dos Santos da Casa foi galardoado com o Prémio Literário Cidade de Almada – Romance (2023). Integra projetos que cruzam várias áreas artísticas como o teatro, as artes plásticas e a literatura. Faz tricô e prefere embalar males a cantar em vez de os espantar. Escreve por amor e teimosia e já não sabe distinguir acordos ortográficos.

    LINKS FEMINA: https://linktr.ee/femina
  • FEMINA

    Tita Maravilha

    27/11/2025 | 48min
    Tita Maravilha nasceu em 1993 em Pirenópolis (Brasil) e vive em Lisboa. É atriz, cantora, performer e palhaça, licenciada pela Universidade de Brasília.

    Através da ideia de corpo político, incorpora nos seus processos artísticos as dores e os prazeres da dissidência. Residente em Portugal desde 2018, colabora com a CIGARRA no projeto de música eletrónica e performance “TRYPAS-CORASSÃO”.

    É autora a solo de quatro obras: Trypas Corassão: Show em Dois Atos (2020), Tita no País das Maravilhas (2021), Exercício para artistas medianos (2021) e Exercício para um teatro pobre ou carta a Grotowski (2022).

    Vencedora da 5ª edição da bolsa Amélia Rey Colaço, dirigiu uma aclamada versão de “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov, em digressão por quatro cidades portuguesas. É diretora e curadora do Precárias: Festival de Performance, que estreou em 2022.
    No cinema, a sua primeira curta-metragem documental, intitulada “Pirenopolynda” estreou em 2023 no DocLisboa e já acumula cinco prémios de Melhor Filme e Melhor Fotografia.

    LINKS FEMINA: https://linktr.ee/femina
  • FEMINA

    Inês d’Orey

    13/11/2025 | 42min
    Inês D’Orey nasceu em 1977, no Porto. Estudou Fotografia na London College of Printing em 2002. Grande parte do seu trabalho artístico incide na transformação da identidade patrimonial da cidade contemporânea, onde o objeto arquitectónico se apresenta como sujeito de memória, mutante de significados ao longo do tempo. A arquitetura, a polis, a fronteira entre espaço público e privado, a investigação sobre os lugares e seus contextos são alguns dos elementos que constituem o seu corpo de trabalho, através da fotografia, ainda que com fusões com vídeo e instalação.

    Está presente em diversas colecções privadas e públicas, onde se destaca a Colecção de Arte Contemporânea do Estado (CACE), Fundação EDP, Colecção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte da Fundação de Serralves (PT), Câmara Municipal de Lisboa (PT), Câmara Municipal do Porto, Colecção Norlinda e José Lima (PT), Oliva Arauna Coleción (Espanha) e Galleri Image (Dinamarca).

    Tem sido premiada pelo seu trabalho, nomeadamente com o prémio Novo Talento Fotografia FNAC 2007. É representada pela Galeria das Salgadeiras (Lisboa) e pela Galeria Presença (Porto).

    LINKS FEMINA: https://linktr.ee/femina

Mais podcasts de Arte

Sobre FEMINA

Uma mulher artista é convidada a responder quase sempre às mesmas questões. Em cada episódio, falamos das escolhas que foram necessárias, das histórias que trocaram os caminhos, das dores de crescimento, das aprendizagens pessoais e dos obstáculos que foram necessários ultrapassar, para que cada uma dessas mulheres consiga, hoje, celebrar o lugar que conquistou na cultura dos nossos dias. Este é um podcast para escutar as mulheres da nossa cultura e para compreender porque fazem o que fazem, da maneira que fazem.
Sítio Web de podcast

Ouve FEMINA, O Homem Que Comia Tudo e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções

FEMINA: Podcast do grupo

Informação legal
Aplicações
Social
v8.5.0 | © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 2/10/2026 - 5:02:31 AM