Neste episódio ouves Jorge Panchoaga, fotógrafo colombiano e vencedor de cinco prémios POY, a propósito da sua exposição Kalabongó , e do trabalho nomeado para Livro do Ano 2025 no Paris Photo, que inaugurou a 7 de Novembro na nossa galeria, trazendo pela primeira vez a Portugal uma narrativa visual poderosa sobre a memória, a cultura e a resistência das comunidades afrodescendentes da Colômbia.
Entre San Basilio de Palenque, comunidade que luta pela liberdade desde 1599 , e as tensões contemporâneas que atravessam a diáspora afrodescendente, Panchoaga constrói um território visual onde a história se torna matéria viva. Criado ao longo de quatro anos, Kalabongó articula justiça racial, identidade cultural e memória coletiva, estabelecendo pontes com processos históricos que também ressoam em Portugal.
Transformada pela curadoria da NARRATIVA num espaço sensorial imersivo, a galeria convida cada visitante a percorrer as imagens com uma lanterna , num gesto de revelação, de intimidade e de participação.
Hoje conversamos com o autor deste trabalho profundamente político, poético e necessário.
Um convite a escutar o passado, a reconhecer as lutas do presente e a imaginar futuros possíveis.
Guião e moderação de Bárbara Monteiro
Edição de som de Bárbara Monteiro
Jingle de António Quintino
Design de Alex Paganelli