Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até ao Algarve, e na aldeia de Alte, concelho de Loulé, ouvir Pedro Pirralho que todos conhecem como o “Germano das bicicletas”. Germano era o nome do avô, e é também o nome da marca das bicicletas que Pedro resolveu criar, recuperando bicicletas antigas e aproveitando material obsoleto. E Germano é também o nome do café que Pedro abriu em Alte, a aldeia onde a mãe nasceu e para onde a ambos voltaram, quando Pedro era adolescente. Em Lisboa, onde cresceu, todos os chamam de Pedro Pirralho. Por batismo, afinal, é Pedro Domingues. Qualquer que seja o nome, o sonho é apenas um: honrar o nome do avô e trazer sempre mais e mais ciclistas à aldeia e à serra do Algarve. Foi o autor do famoso Estendal da Volta. A plataforma Rostos da Aldeia é um projecto da jornalista Luísa Pinto, do blogger Filipe Morato Gomes, do videógrafo Tiago Cerveira e do compositor Daniel Pereira Cristo. A locução é de Sónia Borges. Com o apoio da dstelecom.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
7:47
--------
7:47
Anémone Leton, a viajante que encontrou a paz
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia, vamos até Cabreira do Côa conhecer Anémone Leton, uma profissional de turismo de 35 anos que nasceu na Bélgica, viajou pelo mundo e que diz ter encontrado a paz e um sentido para vida nesta pequena aldeia do concelho de Almeida. Anémone trabalha na ASTA, a Associação Sócio Terapêutica de Almeida, onde coordena o projecto “Contigo, há Descoberta!”, uma iniciativa de turismo social, inclusivo e de natureza. Agora só está preocupada em continuar a aprender, vai tirar o Curso de Socioterapia e Pedagogia Curativa para poder partilhar com os companheiros da ASTA muitas mais descobertas. A plataforma Rostos da Aldeia é um projecto da jornalista Luísa Pinto, do blogger Filipe Morato Gomes, do videógrafo Tiago Cerveira e do compositor Daniel Pereira Cristo. A locução é de Sónia Borges. Com o apoio da dstelecom.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:42
--------
10:42
Orlando Elias, o pastor espeleólogo
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia, vamos até à Serra de Santo António, uma aldeia do concelho de Alcanena, e conhecer a história de Orlando Elias, um homem de 54 anos que gosta de vacas, gosta de motos e gosta de grutas. Orlando é pastor e agricultor, sabe que precisa dos animais para continuar a ter o olival bem tratado, e é da carne e do azeite que garante o seu sustento económico. Não quer ser rico, quer ter tempo. E saúde para continuar a apreciar o horizonte e descobrir novas grutas. Orlando também é espeleólogo e é um apaixonado pela sua terra.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:56
--------
10:56
Aldegundes Gomes, a artesã da casa do Esparto
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até à aldeia de Sarnadas, na freguesia de Alte, concelho de Loulé, em plena Serra Algarvia. Vamos conhecer Aldegundes Gomes, uma artesã de cujas mãos saem bonitas peças feitas em esparto. Com 90 anos, memórias vívidas e apreciadora de contar histórias, Aldegundes diz que é a trabalhar o esparto que consegue descansar. Descansar nem que seja da lida doméstica ou do trabalho atrás do balcão da velha mercearia que continua a ter de portas abertas no centro da aldeia. É mais velha das quatro artesãs que continuam a mostrar, na Casa do Esparto, como é que se trabalha esta fibra selvagem e se fazem peças utilitárias e decorativas. A plataforma Rostos da Aldeia é um projecto da jornalista Luísa Pinto, do blogger Filipe Morato Gomes, do videógrafo Tiago Cerveira e do compositor Daniel Pereira Cristo. A locução é de Sónia Borges. Com o apoio da dstelecom.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:58
--------
10:58
António Pires, o Patorro
Neste episódio do podcast Rostos da Aldeia vamos até Pitões da Júnias, em Montalegre, conhecer a história de António Pires. Por lá todos o conhecem por Patorro. Era a alcunha de família a que nunca renunciou. Nasceu e cresceu em Pitões, uma aldeia de montanha, no Parque Nacional Peneda-Gerês aos seis anos já andava com o gado, aos 16 já fazia contrabando. Experimentou emigrar, como muitos mas não aguentou muito tempo. O amor à terra e à serra trouxeram-no de volta. Tem 61 anos é pastor e agricultor, é um verdadeiro embaixador da sua terra. O podcast está disponível na Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify e nas restantes plataformas. A plataforma Rostos da Aldeia é um projecto da jornalista Luísa Pinto, do blogger Filipe Morato Gomes, do videógrafo Tiago Cerveira e do compositor Daniel Pereira Cristo. A locução é de Sónia Borges. Com o apoio da dstelecom.See omnystudio.com/listener for privacy information.
História contadas na primeira pessoa por quem sempre viveu nas nossas aldeias, ou de quem nelas se decidiu instalar. Conversa com gente impulsionadora da mudança e criadora da diferença, que com o seu exemplo e militância ajudam a combater o despovoamento do interior.