PodcastsArteSala de Museu

Sala de Museu

Helena Mendes Pereira
Sala de Museu
Último episódio

43 episódios

  • Sala de Museu

    Nuno Silas

    26/10/2023 | 32min
    Nuno Silas (MZ, 1980) é um artista multidisciplinar que desenvolve o seu trabalho entre Portugal, a Alemanha e Moçambique, de onde é natural. Questiona os princípios de identidade, reparação, exploração, num conjunto de propostas artísticas onde se incluem e enquadram diferentes tecnologias, que vão do uso de recursos endógenos ao som, passando pela performance. Por estes dias em residências artística em Vila Nova de Cerveira, falamos sobre o passado, o presente o futuro, sobre a sua formação na ESAD das Caldas da Rainha, sobre os projetos na Alemanha e sobre como Moçambique está sempre no inconsciente de tudo o que produz. Falamos de racismo, de descriminação e do papel da arte para a construção de uma sociedade mais reflexiva, livre, igual. Conheçam o Nuno Silas e visitem, até 24 de fevereiro de 2024, a exposição que tem patente em Vila Nova de Cerveira.
  • Sala de Museu

    Marta Bernardes

    12/10/2023 | 40min
    Marta Bernardes (PT, 1983) é atualmente responsável pelo departamento transversal de educação e mediação cultural dos museus e bibliotecas da Câmara Municipal do Porto, do Museu da Cidade. O seu trabalho e perfil já me tinham sido elogiados mas só, muito recentemente, nos cruzamos. Não tive dúvidas de estar perante uma daquelas pessoas que vai mudar o mundo, que o tornará num lugar melhor para todos nós. A sua formação inicial é em Belas Artes mas os estudos levam-na em viagens por outras paragens, descobrindo os livros, a escrita e outras áreas de interesse em que se vai dividindo em papéis, mantendo o propósito. Esta foi uma conversa sobre uma história de vida capaz de nos inspirar e sobre alguém com quem seríamos capazes de conversas horas a fio.
  • Sala de Museu

    HAZUL

    21/09/2023 | 32min
    Hazul Luzah (PT, 1981) é um dos protagonista da cena artística urbana da cidade do Porto, com os seus murais de figuras isotéricas a preencherem diferentes espaços da cidade invicta. Dono de um alfabeto pictórico inconfundível, o artista desperta para a cultura urbana ainda em finais da década de 1990 através do hip hop que cedo o faz descobrir a sua própria forma de expressão: a pintura.

    Atualmente é também consultor da Ágora, estrutura da Câmara Municipal do Porto responsável por grande parte da programação cultural e de evento, e foi nessa condição que nos reencontramos no âmbito do "Baluarte, exposição de arte urbana" , iniciativa sobre a qual também falamos neste episódio que vos convidamos a ouvir.
  • Sala de Museu

    JAS (João Alexandrino Silva)

    14/09/2023 | 41min
    João Alexandrino Silva (PT, 1981), conhecido como JAS, desperta para as artes plásticas e visuais na emergência de mudar o mundo e de se conectar com tudo aquilo que está para lá da tragédia e da banalidade do quotidiano. Com formação inicial em design, acaba por encontrar nas expressões artísticas underground a sua primeira essência, passando depois para as experiências coletivas e para práticas em que o desenho e o gesto são a base do desenvolvimento de formas e narrativas. A obra de JAS não se descreve pela utilização de apenas um suporte, pela pluralidade, influenciado pelas viagens, pela natureza e pelo amor. Uma entrevista que é retrato de um experiência de vida e dedicação total à Arte.
  • Sala de Museu

    José Augusto Castro

    07/09/2023 | 36min
    Conheci-o antes de o conhecer, pessoalmente, e, talvez, antes de me saber a mim mesma na plenitude deste exercício da curadoria que me apaixona. Uma amiga comum ofereceu-me uma obra dele como prenda de casamento. Esse casamento, o primeiro, já lá foi, mas fiquei com a obra até aos dias de hoje e teria que esperar pela minha chegada à zet gallery para trabalharmos juntos. José Augusto Castro (PT, 1962) desenha, pinta, porque não há como fazer evitar. O atelier é parte da casa e o ato de criar é parte dele. O quotidiano é uma fonte de inspiração. Os objetos que ocupam os espaços da casa, a música que é a primeira decisão do tempo de atelier. Depois acontece a experiência transcendental do desenho, do gesto, da cor, de celebrar no suporte a experiência do que é a Arte, encontro pessoal e utópico consigo mesmo.

    José Augusto Castro divide o tempo com a atividade docente que é uma das suas causas e, atualmente, vive a experiência de a filha também ter escolhido carreira artística. Tantas gentes num homem só e o tudo que se traduz na pintura e que, em parte, nos permitiu descobrir nesta conversa.

Mais podcasts de Arte

Sobre Sala de Museu

Helena Mendes Pereira propõe-nos, semanalmente, uma conversa com artistas plásticos e visuais, programadores, curadores e outros agentes do sistema da arte e do meio cultural, sobre Arte e o resto, tomando a simbologia do museu como espaço sagrado e de construção de pensamento e memória. O podcast trata-se de uma parceria com a RUM - Rádio Universitária do Minho e é transmitido, em direto, todas as quintas-feiras, pelas 20:30.
Sítio Web de podcast

Ouve Sala de Museu, Prazeres Interrompidos e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Informação legal
Aplicações
Social
v8.8.6| © 2007-2026 radio.de GmbH
Generated: 4/9/2026 - 5:47:47 AM