O caso do doente que todos achavam um caso perdido
13/1/2026 | 7min
Um doente com depressão grave, dor crónica e anos de disfuncionalidade parecia ter esgotado todas as hipóteses. O psiquiatra Filipe Malheiro recorreu a um tratamento inovador e mudou-lhe a vida. See omnystudio.com/listener for privacy information.
A mãe que já não viu o filho melhorar
09/12/2025 | 7min
O psiquiatra Hugo Canas Simião recorda a injustiça de ver uma mãe – que durante anos tentou que o filho tivesse cuidados de saúde mental – adoecer e morrer depois de ele começar a ser tratado. See omnystudio.com/listener for privacy information.
O caso da paciente que queria aprender a viver com a doença
05/11/2025 | 8min
Uma jovem com anorexia nervosa mostrou à psiquiatra Inês Neves Caldas que, mesmo quando não é possível curar, é possível não desistir e manter a esperança. See omnystudio.com/listener for privacy information.
O doente que superou os ataques de pânico
06/10/2025 | 8min
Ao acompanhar um jovem com ataques de pânico, o psiquiatra João Perestrelo recordou-se da sua própria luta, na juventude, e da coragem necessária para enfrentar a ansiedade. See omnystudio.com/listener for privacy information.
A mulher que sofria por ser demasiado exigente e perfeccionista
17/9/2025 | 7min
Ao acompanhar uma doente consumida pela autoexigência e ansiedade, a psicóloga Raquel Ferreira Santos redescobriu como o silêncio pode ser uma poderosa ferramenta em psicoterapia. Mental é uma parceria com o Hospital da Luz e com a Johnson & Johnson Innovative Medicine. Tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. See omnystudio.com/listener for privacy information.
A cada episódio, a jornalista Sofia Teixeira ouve psicólogos e psiquiatras que relatam um caso que tenha sido particularmente marcante ao longo da sua carreira. Ou porque marcou um ponto de viragem na forma como abordavam um determinado problema dos paciente; ou porque foi a primeira vez que se confrontaram com uma situação de que apenas tinham lido nos livros ou ouvido falar na faculdade; ou ainda porque aquele paciente chegou num momento particular da vida do terapeuta, tornando o distanciamento mais desafiante.