Espanhol e Português são "falsos amigos"... linguísticos
Toda a gente sabe o que é uma "borracha", mas do outro lado da fronteira, o sentido muda de forma considerável. Não é o único exemplo de um "falso amigo" entre português e espanhol.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:01
--------
15:01
Joões ou Joães? E afinal, de onde vem o bacon?
O plural de João dá que falar e o bacon, pela sua origem ou não, abre o apetite. Neste episódio especial de agosto, apenas com dúvidas, o Marco Neves explica ainda como é que nasceram os apelidos. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
16:14
--------
16:14
Férias: um direito constitucional… e sagrado?
Sabia que o japonês distingue e usa termos diferentes para se referir a irmãos mais velhos ou mais novos? Neste episódio, o Marco Neves explica ainda a origem das palavras “constitucional” e “férias”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
15:16
--------
15:16
Porque é que dizemos “muinto”? E de onde vem o “chui”? — Dúvidas
Porque é que o português tem duas formas para expressar o número dois: "dois" e "duas"? O Marco Neves explica ainda origem de “chui” nas legendas e a pronúncia nasal de “muito”. See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
9:40
--------
9:40
A dupla negativa é uma espécie de mito?
O mês de "agosto" podia ter outro nome? Neste episódio conhecemos a origem antiga da palavra "decapitação" e ainda há tempo para esclarecer uma dúvida relacionada com o uso da dupla negativa. See omnystudio.com/listener for privacy information.
Num tom descontraído, o linguista Marco Neves apresenta a origem das palavras que nos surpreendem nas notícias, explica os regionalismos, desvenda mitos da língua portuguesa — e ainda esclarece dúvidas dos ouvintes.