Temos Todos Burnout? Ansiedade, Filhos Misóginos, Adultos Inseguros e Bebés Reborn | João Vilas Boas
Estamos a educar e a ser educados como seres humanos mentalmente débeis, porque desenvolvemos alergia à falha. Temos medo de sofrer, temos medo de ficar frustrados, temos medo do frio e do calor, do aborrecimento, de estarmos enganados. E para nos protegermos disso, estamos a abdicar da capacidade mais incrível que temos, que
é a de resolver problemas.
Inventamos bebés de plástico que nos permitem brincar aos nenucos em versão adulta. Os nossos miúdos convencem-se que as meninas servem para cumprir a biologia feminina de acasalar, reproduzir e cuidar do lar. Que a misoginia é estilo e status. As nossas míudas convencem-se que os meninos só querem uma coisa e que a menos que estes tenham a capacidade de pagar por condições de vida de realeza, para elas e para
os seus nenucos, não a vão ter.
E como para qualquer ser humano comum estes cenários não são possíveis nem aceitáveis, estamos progressivamente mais tristes, depressivos e ansiosos.
João Vilas Boas é psiquiatra, especializado em ansiedade, burnout e PHDA.
O João não só trata, como também descomplica temas que muitas vezes são mal interpretados.
Se já ouviste frases como “burnout é só preguiça”, “ansiedade resolve-se com pensamento positivo” ou “PHDA é só falta de disciplina”, talvez esteja na hora de ouvires quem realmente entende do assunto.
Segue o João em https://www.instagram.com/doutorjoaovilasboas/
Se gostas deste episódio, subscreve o nosso canal e conhece todos os outros em https://bmsnation.com/pages/podcast
E segue-nos nas redes sociais em https://www.instagram.com/thebmsnation/
Learn more about your ad choices. Visit megaphone.fm/adchoices