Powered by RND

A CULTURA

A MAGAZINE PT
A CULTURA
Último episódio

Episódios Disponíveis

5 de 13
  • TIAGO PASSÃO SALGUEIRO
    NESTE EPISÓDIO SUSANA JACOBETTY CONVERSA COM TIAGO PASSÃO SALGUEIROTiago Passão Salgueiro é vice-presidente da câmara municipal de Vila Viçosa e vereador da Cultura, do Turismo, do Associativismo e do Património. Licenciado em Antropologia e mestre em Gestão do Património Cultural, depois de várias experiências profissionais, começou a trabalhar na Fundação Biblioteca da Casa de Bragança em 2006, onde esteve até há pouco tempo, na qualidade de investigador e assessor da direção do museu, antes de integrar o município, para o qual foi recentemente eleito. Nasceu em Évora na década de 1970 e, aos três meses de idade, muda-se com a família para Vila Viçosa. O pai, natural da Amareleja, e a mãe, das Alcáçovas, encontram aqui trabalho nos mármores. Considera-se um calipolense de gema, apaixonado por esta vila. Gosta particularmente da História de Vila Viçosa do século XVI.
    --------  
    38:53
  • JOSÉ COUCEIRO DA COSTA
    NESTE EPISÓDIO SUSANA JACOBETTY CONVERSA COM O EMPRESÁRIO JOSÈ COUCEIRO DA COSTAJosé Couceiro da Costa, natural do Porto, licenciou-se em gestão e administração de empresas pela European University. Trabalhou na banca e nos anos 90 entrou na política onde ficou 24 anos como deputado municipal, integrando sucessivas comissões políticas. Paralelamente, tem negócios próprios na restauração, no ramo imobiliário e no ramo turístico. Ao longo dos anos deu muito do seu tempo a várias instituições de solidariedade social, como a Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação, onde é provedor, entre muitas outras. Fundou e foi presidente do primeiro clube de rugby de Guimaraens, é sócio fundador do Guima Gym, sócio da sociedade cultural vimaranense Martins e Sarmento. É o proprietário e administrador da Casa de Margaride, quinta que se tem destacado sob a sua gestão, no âmbito da preservação do seu património verde e arquitectónico e na promoção de iniciativas culturais. 
    --------  
    41:51
  • FILIPE VARGAS
    NESTE EPISÓDIO SUSANA JACOBETTY CONVERSA COM O ATOR FILIPE VARGASCom 18 anos, Filipe Vargas mudou-se para Lisboa, onde se formou em marketing e publicidade, ao mesmo tempo em que apresentava alguns programas infantis de televisão para pagar os estudos. Após trabalhar durante 10 anos como criativo em várias agências de publicidade, mudou-se para a Espanha para estudar teatro. Estudou na prestigiada escola de atuação de Juan Carlos Corazza, em Madrid, onde também estudou Javier Bardem. Após se formar, em 2007, conseguiu seu primeiro papel na série mais aclamada de Portugal, "Conta-me como foi". Desde então, interpretou uma ampla variedade de personagens, do humor ao drama, em séries e filmes portugueses e estrangeiros. Fluente em português, inglês, francês e espanhol, trabalhou com os diretores Manoel de Oliveira ("Singularidades de uma rapariga loira" e "O estranho caso de Angélica"), Bille August ("Comboio noturno para Lisboa"), Jean Sagols ("Moi, Bernadette, j'ai vu"), Badreddine Mokrani ("Ce monde est fou"), Bruno de Almeida ("Os Pombinhos" e "Operação: Outono"), João Botelho ("A Terra do Norte" e "O Desassossego") e Raul Ruiz ("Mistérios de Lisboa" e "As linhas de Wellington" – dirigido pela viúva de Raul Ruiz, Valeria Sarmiento), entre outros.fonte IMDb
    --------  
    41:17
  • JOSÉ DE GUIMARÃES
    NESTE EPISÓDIO SUSANA JACOBETTY CONVERSA COM O ARTISTA JOSÉ DE GUIMARÃESJosé de Guimarães (nascido em 1939, em Guimarães, Portugal) é um artista plástico português de renome, conhecido pelo uso de cores vibrantes, símbolos enigmáticos e pela fusão entre o modernismo europeu e influências das culturas africanas e latino-americanas.Formado em engenharia, José de Guimarães enveredou pela arte nos anos 1960, desenvolvendo uma linguagem visual própria. Durante o seu serviço militar em Angola, teve contato com a arte e cultura africanas, o que marcou profundamente sua obra e deu origem ao que ele chamou de seu “período africano”.Ao longo da sua carreira, Guimarães trabalhou com pintura, escultura, desenho e instalações, explorando temas como identidade, memória cultural e história. Seu trabalho é reconhecido internacionalmente e integra coleções de museus em vários países.Em 2012, foi inaugurado o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) na sua cidade natal, consolidando a importância da sua obra no panorama artístico português e internacional.
    --------  
    39:29
  • ANA TELLES
    NESTE EPISÓDIO SUSANA JACOBETTY CONVERSA COM A PIANISTA ANA TELLESAna Telles estudou em Lisboa (Escola Superior de Música de Lisboa), Nova Iorque (Manhattan School of Music e New York University) e Paris, com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner e Nina Svetlanova, entre outros. Doutorou-se na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França).Mantém intensa actividade concertística, tendo tocado em Portugal, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, França, Itália, Irlanda, Polónia, Croácia, Cuba, Taiwan, Coreia do Sul, Brasil, E.U.A e Canadá.Foi solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan, as orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Sinfonietta de Ponta Delgada, Clássica da Madeira, Tutti de Levallois, Orchestre de Flûtes Français, Conservatório de Dijon (França), Nuova Amadeus (Roma, Itália), e a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, entre outras. A sua discografia conta com mais de vinte títulos.Enquanto investigadora integrada do CESEM, desenvolve investigação nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa – Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano. É autora de um número significativo de capítulos de livros, artigos em revistas indexadas e edições musicais, incluindo uma edição crítica dos Prelúdios para Piano de Luís de Freitas Branco.Ana Telles foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Programa Fulbright. Em 2020, foi eleita membro do Board of Representatives da ELIA – European League of Institutes of the Arts; a partir de Janeiro de 2023, integra o Executive Group da mesma associação. Tem exercido funções de coordenação de painel em vários concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fulbright Portugal. É Professora Catedrática e Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade da Universidade de Évora.
    --------  
    41:40

Mais podcasts de Sociedade e cultura

Sobre A CULTURA

A CULTURA é o podcast da A MAGAZINE, revista sobre Arte, Cultura, Património, Lifestyle e Design, que comunica a nível nacional e internacional o melhor de Portugal nestas áreas. No A CULTURA, Susana Jacobetty conversa com diversos convidados sobre estes e outros temas. Com o apio de Tale House e Leme Perfumes com História. Música do genérico: Duo Monika streitová (Flauta), Ana Telles (Piano). Slovart Music, S.R.O.
Sítio Web de podcast

Ouve A CULTURA, gostosas também choram e muitos outros podcasts de todo o mundo com a aplicação radio.pt

Obtenha a aplicação gratuita radio.pt

  • Guardar rádios e podcasts favoritos
  • Transmissão via Wi-Fi ou Bluetooth
  • Carplay & Android Audo compatìvel
  • E ainda mais funções
Aplicações
Social
v7.21.1 | © 2007-2025 radio.de GmbH
Generated: 7/15/2025 - 11:50:22 AM