Pop Up. Apagão: ganhou a rádio ou a falta de rede?
Esta semana acendemos a luz do estúdio para falar do dia em que estivemos às escuras. Foi uma oportunidade para rever prioridades ou para percebermos que é do mundo sempre ligado que mais gostamos?See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
39:31
Os Herdeiros. Chef António Lobo Xavier: “Aprendi a cozinhar aos 9 anos”
Maria João Avillez conversa com António Lobo Xavier, filho do advogado com o mesmo nome, sobre a influência dos valores recebidos em casa na sua vocação. E sobre a vida de um cozinheiro com 26 anos.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
35:41
Pop Up. Podemos ir a uma rave? — Sugestões
Um prémio Saramago, a série "Veep", uma história do Diabo (esse mesmo), como são feitas as playlists (e para que servem) e a cultura rave em documentário: estas são as sugestões da semana.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
10:36
Estreia. “A Grande Provocadora”. Episódio 1: A bisbilhoteira que faz tremer o país
Uma mulher misteriosa aterroriza os homens mais poderosos do país. Numa crónica de jornal expõe-lhes as fraquezas como nunca ninguém tinha feito. Não lhe interessa se são ministros de Salazar, milionários ou donos das maiores empresas. Todos têm medo dela. E abrem-lhe as portas de um mundo exclusivo onde poucos podem entrar. Quem é Vera Lagoa, a mulher que não tem medo de provocar? “A Grande Provocadora” é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por José Mata e a banda sonora original é de Moullinex. Pode ouvir semanalmente os episódios de “A Grande Provocadora” na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube ou outras plataformas de podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
--------
38:25
Estreia. “Matar o Papa”. Episódio 1: “O Anticristo em Fátima”
12 de maio de 1982. Juan Fernández Krohn chega finalmente a Lisboa, depois de seis meses a arquitetar um plano para matar o Papa. Não marcou hotel nem traz bagagem: está preparado não apenas para assassinar João Paulo II, mas também para morrer. Horas depois, o padre espanhol ultraconservador já está à espera em Fátima quando o Papa aterra em Lisboa e dá início à primeira visita oficial a Portugal. Uma viagem que, explica João Paulo II desde o início, só tem um propósito: agradecer por ter sobrevivido ao atentado de que foi alvo um ano antes na praça de São Pedro, em Roma. Um atentado que aconteceu no dia 13 de maio de 1981, no mesmo dia e praticamente à mesma hora das aparições de 1917, na Cova da Iria. “Matar o Papa” é o novo Podcast Plus do Observador. É narrado por Pedro Laginha e a banda sonora original é de Rodrigo Leão, com participação especial de Adriano Luz na voz portuguesa de Juan Fernández Krohn. Pode ouvir os episódios de “Matar o Papa” na playlist própria do podcast na Apple Podcasts, Spotify, Youtube Music ou outras plataformas de Podcast.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Dicas de culinária e viagens de sabores pelo chef Leopoldo Calhau. Todas as segundas-feiras um conselho prático de cozinha, uma receita e uma sugestão de viagem ou leitura.