
Comissão de Acompanhamento do PRR admite que nem todas as obras estarão prontas no prazo
19/12/2025 | 45min
A pouco mais de oito meses de terminar o prazo, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR diz que a execução na construção é um dos maiores desafios, devido à falta de mão-de-obra. Nem tudo ficará concluído a tempo e é preciso pensar já em soluções, até porque há instituições sociais que podem ficar numa situação difícil e o prazo da "bazuca" não deverá ser alargado. Em entrevista à Renascença, Pedro Dominguinhos defende ainda que a revisão deixou o PRR mais exequível mas menos ambicioso, sobretudo na saúde.

Pacote laboral "não tem qualquer hipótese de passar na Assembleia da República"
13/12/2025 | 47min
Ex-ministra do Trabalho Ana Mendes Godinho diz que greve geral foi um “fortíssimo sinal de alarme para o Governo”, que deve “retirar consequências” e “mudar de rumo”. O anteprojeto, como está, não será aprovado pelos deputados, muito menos se não tiver acordo na Concertação Social. Neste entrevista à Renascença, a governante desafia ainda Luís Montenegro a fixar na lei o aumento do salário mínimo para 1.600 euros.

“Não tenho dúvidas”. Confederação admite empresários “disponíveis” para aderir à greve geral
06/12/2025 | 45min
Jorge Pisco pede a intervenção do Governo, na sequência do aumento do preço do bacalhau congelado, importado da Rússia através da Noruega. Apesar dos avisos, até agora o secretário de Estado das Pescas e do Mar não deu qualquer resposta aos pedidos da confederação para agir junto de Bruxelas de modo a aliviar as sanções à Federação Russa.

Greve geral "é um teste ao poder de mobilização" dos sindicatos e centrais sindicais
29/11/2025 | 46min
Em entrevista à Renascença, o secretário-geral da UGT diz que a greve geral já serviu para desbloquear as negociações com o Governo, mas não está garantido um acordo sobre a revisão da lei laboral, nem que o executivo mantém as alterações já acertadas com a central sindical se não for possível um entendimento. Mário Mourão admite que a greve pretende causar dano, mas os serviços mínimos só não serão cumpridos se os patrões não deixarem.

Flexibilizar a lei laboral "também é melhor para os trabalhadores"
21/11/2025 | 47min
O economista João Moreira Rato, que já geriu o Tesouro e a Dívida Pública, defende a revisão do Código do Trabalho para promover o crescimento económico. Em entrevista à Renascença, critica ainda o Orçamento do Estado, que será aprovado na próxima semana, um documento “qb”, “míope” e “pró-cíclico”. Rejeita bolhas no mercado imobiliário e nas empresas de IA e apoia Mário Centeno no BCE.



Renascença - Dúvidas Públicas