"Temos de produzir mais renováveis para baixar o preço" da energia, defende Agência Portuguesa de Energia
Nelson Lage assume que as energias renováveis "têm tendência" para baixar preço da fatura da luz e acredita que a energia nuclear não faz sentido em Portugal. Defende que "deve ser revista" a meta deixar de vender carros a combustão a partir de 2035.
--------
53:33
--------
53:33
Fome "não foi erradicada" em Portugal e prestações sociais são "pouco eficazes"
O alerta é deixado por Carlos Farinha Rodrigues, especialista em pobreza, que lembra que continua a haver pessoas que “ou passam fome ou têm uma alimentação deficiente”. Em entrevista à Renascença, defende, ainda, a necessidade de tornar as prestações sociais mais eficazes.
--------
46:23
--------
46:23
Álvaro Beleza: "Seguro é o único à esquerda que tem hipótese de apoios de quem não votou PS"
Em entrevista à Renascença, Álvaro Beleza acredita ainda que o antigo secretário-geral do PS é o melhor árbitro para equilibrar o poder partidário no país, neste momento dominado pelo PSD. No plano económico, o presidente da SEDES avisa que será "indesculpável" se o Governo não aproveitar o bom momento económico para avançar com as reformas necessárias.
--------
1:11:17
--------
1:11:17
Confederação Empresarial quer IRC nos 18% em 2026
Para o próximo ano a CIP defende um corte de pelo menos 2 pontos percentuais no IRC, volta a defender o 15º mês livre de impostos, pede mais investimento e mais crescimento. Armindo Monteiro, presidente da CIP, avisa ainda que retirar os apoios aos combustíveis representa “sérios prejuízos” para a indústria nacional.
--------
48:08
--------
48:08
Marcelo sem "noção do ridículo”, "truques" nas finanças e "despesa sem travões"
Em entrevista ao programa Dúvidas Públicas, da Renascença, o deputado socialista e vice-presidente da bancada parlamentar acusa o ministro das Finanças de ser "chico-esperto" e retirar credibilidade às contas nacionais. António Mendonça Mendes avisa que o PS não está obrigado a viabilizar o Orçamento do Estado e critica as novas medidas para a habitação. Faz ainda um balanço negativo de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, sobretudo nos últimos anos, "deixou de ter a noção do ridículo".
Todas as semanas, uma entrevista para ajudar a entender as opções de política económica e o caminho que as empresas vão abrindo na conquista de mercados, nacionais e internacionais.
Um olhar para os pequenos e grandes negócios numa conversa conduzida pelos jornalistas Arsénio Reis e Sandra Afonso. Para ouvir aos sábados ao meio-dia.